quinta-feira, 17 de maio de 2012

Thor Batista entrega carteira de motorista ao Detran

Rio

Thor Batista, 20 anos, entregou na tarde desta quinta-feira sua carteira de motorista ao Detran, acompanhado dos seus dois advogados. O pedido partiu do Ministério Público Estadual, que solicitou a suspensão da CNH do filho do bilionário Eike Batista por ter 11 infrações de trânsito, sendo nove delas por excesso de velocidade. Os defensores do empresário disseram que consideram o processo um equívoco e que vão provar a inocência do seu cliente.

O MP ainda denunciou Thor à Justiça pela morte por atropelamento do ciclista Wanderson Pereira dos Santos, 30 anos, na Rodovia Washington Luis, altura de Xerém, na Baixada Fluminense. O jovem responderá por homicídio culposo (sem intenção de matar) e, se for condenado, poderá pegar de 2 a 4 anos de prisão.

De acordo com nota divulgada através de sua assessoria de imprensa de Thor, a declaração dos dois peritos sobre a velocidade do carro no momento do acidente, “com base em leis físicas oriundas da mecânica newtoniana”, é inaceitável, já que não há qualquer método ou cálculo explicativo.

Foto: Reprodução TV Globo

Foto: Reprodução TV Globo

Os advogados do empresário, Marcio Thomaz Bastos e Celso Vilardi, informaram que, apesar de não terem tido acesso denúncia à do Ministério Público, consideram que o processo penal é um equívoco e comprovarão a inocência de Thor Batista.

"Da forma como lançada no documento, a velocidade é uma afirmação que se traduz em peça de ficção científica, sendo impossível compreender, inclusive, como os peritos chegaram ao resultado", explicam.

"Não bastasse, laudo particular, levando em conta os mesmos dados contemplados no laudo oficial, determina que o carro estava entre 87,1 e 104,4 Km/h e explica que só há um método confiável, de acordo com toda a doutrina que trata o tema, para efetuar a estimativa: o método de Sirle, que leva em consideração a distância entre o corpo da vítima e o local do acidente. A partir desses dados, o referido laudo percorre um caminho absolutamente científico e lógico-causal para chegar a tal conclusão", esclarecem.

Os advogados finalizam explicando que confiam no arquivamento do inquérito policial.

Detalhes do processo

A Justiça do Rio suspendeu, nesta quinta-feira, através de uma liminar, a carteira de habilitação e aceitou a denúncia do Ministério Público (MP) contra Thor Batista. A decisão é da juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias. Thor, de acordo com a magistrada, tem 10 dias para recorrer da decisão. A suspensão tem a validade de um ano.

No dia do acidente, Thor dirigia um Mercedes-Benz McLaren quando ultrapassou ônibus da empresa Única Fácil, da linha Petrópolis-Nova Iguaçu, pela faixa da direita e, em seguida, momentos antes de atingir a vítima, repetiu a manobra irregular ao ultrapassar outro carro, identificado como Ford Fiesta. Com a força do impacto, Wanderson foi arremessado a uma distância de aproximadamente 65 metros.

De acordo com a denúncia, Thor agiu de forma imprudente ao dirigir o veículo a pelo menos 135 Km/h, enquanto a velocidade máxima permitida é de 110 Km/h.

O Dia Online

Nenhum comentário: