quinta-feira, 3 de maio de 2012

Depois de apreensão de bicicleta, coordenadores de blitz da Lei Seca são afastados

Luiza Barros

O governo estadual confirmou, na tarde desta quinta-feira, o afastamento dos dois coordenadores da blitz da Lei Seca que apreendeu uma bicicleta elétrica na Rua Francisco Otaviano, em Copacabana. Segundo a Secretaria de Governo, os dois coordenadores foram desligados porque a operação estava instalada em local indevido, bloqueando a ciclovia.

A Secretaria negou, no entanto, que os agentes tenham sido afastados por causa das multas aplicadas ao cinegrafista Marcelo Toscano Bianco, de 33 anos, que voltava para casa de bicicleta elétrica quando passou pela operação na ciclovia. Marcelo resolveu reclamar com os agentes e filmar a cena.

Os agentes multaram o cinegrafista em R$ 1.723,86 por ter recusado-se a fazer o teste do bafômetro, estar sem a habilitação para dirigir um ciclomotor e andar sem capacete. A bicicleta acabou sendo apreendida e levada para um depósito em Niterói. O assunto causou indignação de internautas nas redes sociais.

Segundo norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), bicicletas elétricas são consideradas ciclomotores. Os motoristas que usam veículos do tipo precisam de uma licença especial, que deve ser feita pelo município, ou de habilitação (CNH) tipo A, para motos.

No entanto, a Prefeitura do Rio diz que considera bicicletas elétricas como bicicletas normais e que não realizam cadastro para condutores da categoria. Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, a Prefeitura aguarda a regulamentação da bicicleta elétrica no Congreso para começar a fazer o cadastramento dos ciclistas.

- O que aconteceu foi um equívoco. A Prefeitura inclusive estimula o uso da bicicleta elétrica em ciclovias, como bicicletas normais, seguindo o modelo europeu - disse ele.

Marcelo, que havia comprado a bicicleta há apenas dois meses, disse que ainda não buscou o veículo e que vai recorrer da multa. A Secretaria de Governo informou que as multas serão mantidas.

Extra Online

Nenhum comentário: