quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rio é a cidade com mais mortes por dengue do país, diz ministro da Saúde

Ministro ressalta queda de 80% dos óbitos nos 4 primeiros meses no país.
Rio teve 15 mortes confirmadas este ano; Fortaleza teve 5 e Salvador, 3.

Do G1 RJ

Em nota divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (17), com os números da dengue no país, o ministro Alexandre Padilha destacou que o Rio de Janeiro é a cidade com o maior número de mortes confirmadas pela doença no país: 15 óbitos de janeiro até agora. Segundo o balanço do ministério, em todo o país houve uma redução de 80% no número de óbitos, nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao ano passado.

De acordo com os dados do ministério, foram registradas em todo o país 374 mortes pela doença entre janeiro e abril do ano passado. Já no primeiro quadrimestre deste ano o número de óbitos chegou a 74.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, informou que os casos graves da doença no mesmo período, no Brasil, caíram de 8.630 para 1.083. Além do Rio, os outros dois municípios com mais mortes por dengue são Fortaleza (5) e Salvador (3).

RJ tem maior número de notificações da doença

Ainda segundo o Ministério, dez estados do país concentram 81,6% dos 233.488 casos notificados da doença, de janeiro a abril de 2012. Dentre eles, o Rio de Janeiro tem o maior número de notificações: 80.160. O número de casos da doença registrados no Rio é maior que a soma dos segundo, terceiro e quarto colocados no ranking do Ministério.

De acordo com a nota do ministério, o segundo estado no ranking da situação epidemiológica do país é a Bahia teve 28.154 casos notificados, seguido de Pernambuco com 27.393 casos e São Paulo com 19.670 casos de dengue.

Ações de combate

As dez principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para combater a dengue foram o repasse de R$ 92,8 milhões para qualificação das atividades de prevenção e controle da dengue em 1.158 municípios, o monitoramento da situação epidemiológica pelas redes sociais e o repasse de insumos (inseticidas e larvicidas), medicamentos, kits de diagnóstico e equipamentos (motocicletas e nebulizadores) aos estados.

De acordo com o ministro Padilha, a antecipação das ações de combate nos períodos de maior incidência foi de extrema importância para reduzir os números. Ele disse que o período de maior transmissão da dengue termina no final de maio e que o segundo semestre será marcado pelo monitoramento e capacitação dos agentes de saúde.

O ministro também anunciou que três pesquisas estão em andamento para criar a vacina contra a dengue. O balanço geral com os números da dengue no primeiro semestre de 2012 será apresentado no final de junho.

Como a dengue ocorre (Foto: Editoria de Arte/G1)Entenda como a dengue ocorre (Foto: Editoria de Arte/G1)

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: