quarta-feira, 9 de maio de 2012

‘Sinto-me profundamente chocado’, diz Alexandre Pires sobre acusação de racismo e sexismo em clipe

Vinícius Lisboa

O cantor Alexandre Pires divulgou uma nota à imprensa em que afirma estar chocado com a acusação de que seu clipe “Kong” é sexista e racista.

O vídeo, em que ele, Neymar e Mr. Catra aparecem vestidos de gorilas, tornou-se alvo de uma investigação da Procuradoria-Geral da República de Uberlândia, cidade mineira onde mora o cantor.

A denúncia foi feita por associações que lutam pela igualdade racial e sexual à ouvidoria do órgão.

Neymar e Alexandre Pires vestidos de gorilas

Neymar e Alexandre Pires vestidos de gorilasFoto: Reprodução da internet

No vídeo, mulheres estão em uma festa na piscina, trajando biquínis, quando os três invadem a mansão vestidos de gorilas. Na nota, Alexandre Pires, que prestou esclarecimentos na última quinta-feira na Procuradoria, declara ter orgulho de sua cor e questiona se qualquer piada com macacos deve ser evitada:

“Sinto-me profundamente chocado com qualquer leitura racista ou sexista num clipe protagonizado por mim, negro com orgulho da minha cor, autor e intérprete de música romântica, sem que isso nunca tenha sido confundido com sexismo.

Devemos tratar toda e qualquer brincadeira com macacos e gorilas como uma referência a ser apagada da nossa memória? King Kong, Chita, Monga, eram todos personagens com alguma leitura que não a do genuíno entretenimento?

Não me consta que meu histórico deixe alguma dúvida sobre o meu respeito à mulher ou ao negro, e a edição deste filme em nenhum momento faz brotar qualquer insinuação similar.”

Extra Online

Nenhum comentário: