quinta-feira, 24 de maio de 2012

Núbia Cozzolino, ex-prefeita de Magé, é denunciada pelo MP-RJ

Segundo denúncia, ela deixou de cumprir ordem para retirar nomes de escolas.
Procurada pelo G1, Núbia rebate a acusação e diz que decisão foi cumprida.

Do G1 RJ

O Ministério Público do Rio denunciou a ex-prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, por crime de responsabilidade por ter deixado de cumprir ordem judicial numa ação civil pública no dia 21 de novembro de 2008. Segundo o MP, ela não apresentou o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente.

Foto internet.

“Em pedido de antecipação de tutela, foi requerido que o Município de Magé retirasse de todos os logradouros públicos as denominações ou qualquer tipo de identificação de parentes e agentes políticos, ou seja, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores e

Presidentes/Diretores de entidades da Administração Pública direta e indireta do Município de Magé”, abstendo-se, ainda, de denominar logradouros públicos com nomes de parentes e agentes políticos no futuro”, destaca a promotora de Justiça Denise Pieri Peçanha Pitta.

Segundo o MP, o município de Magé foi intimado, na pessoa de seu representante legal, a então prefeita Núbia, a retirar os nomes Cozzolino das escolas de Magé no prazo de 48h, sob pena de multa diária no valor de RS 10 mil.

“Em 13 de maio de 2009, o MPRJ recebeu denúncia anônima informando que a utilização do sobrenome Cozzolino nas Escolas Modelo de Magé continuava, dentre elas, nas Escolas Municipais Renato Cozzolino e Rafael Cozzolino.

O relatório da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, do dia 17 de setembro de 2009, informou que as Escolas Municipais Benito Allem Cozzolino, Izolina Cozzolino e Maria Terezza Cozzolino apresentavam visíveis os nomes das referidas instituições”, descreve a denúncia.

Procurada pelo G1, a ex-prefeita de Magé disse que "isso é uma leviandade do Ministério Público e que cumpriu a ordem judicial". Ela ressaltou ainda que a Câmara Municipal aprovou a inclusão do nome nas escolas.

Núbia foi afastada do cargo de prefeita em 2009. Seu irmão, presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Anderson Cozzolino, assumiu interinamente a prefeitura do município, que teve eleições no último dia 31 de julho, quando Nestor Vidal foi eleito.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: