terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Com presença de Cabral, deputados estaduais tomam posse na Alerj

Rio - Com a presença do governador Sérgio Cabral, os deputados estaduais do Rio de Janeiro tomaram posse na Assembleia Legislativa (Alerj) na tarde desta terça-feira.

Os 70 deputados participaram da cerimônia e fizeram o juramento para os quatro anos de mandato.

O presidente da sessão foi o deputado Átila Nunes (PSL) por ser o mais antigo da Casa. Ele assumiu nesta terça o décimo mandato como deputado estadual.

Foto: Divulgação

Plenário da Alerj cheio na posse dos deputados estaduais | Foto: Divulgação

Para Wagner Montes (PDT), seus mais de 500 mil eleitores podem ficar tranquilos sobre sua conduta:

"Acho que vou representar bem a quantidade de votos que tive.

Foram mais de meio milhão de pessoas que acreditaram e podem acreditar no meu trabalho.

As coisas boas que o governador mandar, eu votarei com o governador, as coisas que o governador errar, 'pau' no governador", disse o deputado com seu tom irreverente.

Foto: Divulgação

O governador Sérgio Cabral conversa com o deputado Átila Nunes (E), o ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani, o deputado Paulo Melo, e a deputada Aspásia Camargo | Foto: Divulgação

Na contramão do apoio ao governdo do Estado, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) pediu maior autonomia da Assembleia.

"Espero que a Assembleia seja menos subserviente ao governador e tenha mais independência, cumpra mais o seu papel e pense mais na população. O objetivo é que a Alerj possa ser mais autêntica e auTõnoma na próxima legislatura", disse o parlamentar, conhecido por ter presidido a CPI das Milícias.

Em seu discurso, o governador Sérgio Cabral (PMDB) lembrou os oito anos como presidente da Alerj e ressaltou a diversidade no plenário da Casa.

"Presidi este poder por oito anos, aqui fui deputado por 12. Cheguei com menos de 13 mil votos em 1990 e deixei o parlamento como deputado mais votado do Brasil. É uma festa de democracia, de pluralidade, e eu espero que esta nova legislatura continue no esforço", afirmou o governador.

Eleições para presidência ocorrem na quarta

O momento mais quente da disputa na Alerj, no entanto, ocorre apenas nesta quarta-feira. A partir das 15h, começa as eleições para a presidência da Casa. A expectativa é de que Paulo Melo e Domingos Brazão, ambos do PMDB, disputem a vaga, mesmo após o acordo selado por Cabral, que pode ir por água abaixo.

Na posse desta terça, Brazão evitou polemizar sobre a disputa para a presidência e valorizou a importância da Alerj no momento que vive o estado do Rio.

"O Rio vive um grande momento, de recuperação de espaços e de retomadas, e a gente espera que o poder legislativo esteja antenado com essas coisas e possa dar velocidade ao processo de recuperação do Estado", disse Brazão.

Já Paulo Melo falou que pretende assumir a presidência da Casa e disse que espera atender às expectativas da população do Rio.

"Se me for reservada pelos meus pares outra missão, espero que como chefe de instituição, eu possa interagir com a sociedade e botar a Assembleia Legislativa em profunda sintonia com as necessidades e expectativas da população fluminense", disse Melo.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: