quarta-feira, 5 de maio de 2010

UPP da Tijuca será dividida em duas, no Borel e no Morro da Formiga

Morro da Formiga vai ganhar unidade separada do Morro do Borel.

Secretaria desistiu do plano de UPP do Borel servir também à Formiga.

Do G1 RJ

O secretário de Seguranca Pública do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou nesta quarta-feira (5) que a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Tijuca, na Zona Norte do Rio, que será instalada do Morro do Borel, será dividida em duas unidades.

O Morro da Formiga é o local escolhido para a nova unidade. A favela começou a ser ocupada nesta quarta pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A ocupação da Polícia Militar na Formiga durará ate a nova unidade da UPP ser instalada no local, conforme afirmou Beltrame.

O secretário informou ainda que a secretaria estava em dúvida se a UPP do Borel atenderia ao Morro da Formiga, mas foi decidido que somente uma unidade não seria suficiente. O local exato de instalação ainda não foi decidido.

"É um projeto em que nós temos que passar para a sociedade segurança. Como aquele maciço onde o Borel está é muito grande, nós entendemos que, por um princípio de prevenção, (é necessário) se colocar uma outra UPP na Formiga", disse.

Ocupação

Policiais do Bope já ocupam  o Morro da Formiga, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Desde o dia 28 de abril, policiais do 6º BPM (Tijuca) estão na comunidade, a única das sete favelas ocupadas para instalação da UPP na qual o Bope não estava presente.

A UPP da Tijuca iria inicialmente atender as comunidades do Borel, Indiana, Morro do Cruz, Chácara do Céu, Casabranca, Catrambi e Morro da Formiga.

Ocupação tranquila no Borel

Na última quinta-feira (29), teve início a ocupação do Morro do Borel, na Tijuca, que foi realizada de forma pacífica. Não foram registrados incidentes na favela, nem em seus arredores.

Segundo a polícia, cerca de 80 policiais do Bope fizeram operações na região para buscar armas, drogas e fugitivos da Justiça.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Nenhum comentário: