sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rodoviários do Rio confirmam greve de ônibus para segunda-feira

Marcelo Dias

Paralisação

O Sindicato dos Rodoviários confirmou na tarde desta sexta-feira que a categoria entrará em greve a partir da 0h da próxima segunda-feira. Entre as principais reivindicações, estão reajuste salarial de 15% e o fim da dupla função para motoristas que fazem as vezes de trocador.

A paralisação, que poderá prejudicar 3,4 milhões de pessoas, acontece dois meses após o sindicato firmar um acordo coletivo, com aumento de 5% na capital e de 7% no Grande Rio. O Rio Ônibus, que representa as empresas de viação, ainda não se manifestou sobre a nova greve.

A assembleia desta sexta foi provocada por opositores que tentam criar outro sindicato. O mesmo grupo paralisou 11 empresas no dia 12 de abril, num movimento considerado ilegal pela Justiça do Trabalho e que deixou 120 mil passageiros a pé.

- Daquela vez, faltou muita gente à assembleia e começaram a parar empresa por empresa, através desse sindicato fajuto. Além disso, sempre ganhamos mais do que os colegas da Baixada e tem patrão que não paga hora extra e nem cumpre o acordo coletivo. A categoria se revoltou - diz  o presidente do sindicato, Antônio Onil da Cunha, o Branco.

Por ora, os empresários se preocupam com a licitação das linhas de ônibus. A prefeitura divulga o edital no dia 9, mas o Tribunal de Justiça deve publicar na próxima segunda uma decisão da 12ª Câmara Cível condicionando-a à indenização das empresas que perderem suas permissões.

A Procuradoria-Geral do Município só se pronunciará após ser notificada, mas o prefeito Eduardo Paes já disse ser contra.

Casos de Cidade: Extra Online

Nenhum comentário: