domingo, 23 de maio de 2010

PM apreende material que seria usado em homenagem a bandido na Maré

Quatro pessoas foram presas com banners com imagens do traficante Pitoco

POR JOÃO RICARDO GONÇALVES

Rio - Policiais militares do 22º BPM (Maré) apreenderam na noite deste sábado, num clube onde seria realizada uma festa na Nova Holanda, quatro banners com a imagens de Ivanildo Francelino dos Santos, 26 anos, o Pitoco, traficante acusado de participação na morte do fotógrafo Andre Az, do Dia.

Segundo os PMs, a festa seria uma espécie de homenagem a Pitoco, morto em operação da Polícia Civil no início do mês. Quatro pessoas acusadas de organizar o evento foram presas, autuadas por desobediência e apologia ao tráfico, e liberadas depois.

A festa contaria com uma equipe de som e até abadás para os participantes. Segundo o tenente Diego Garcia, comandante do GAT do 22º BPM, denúncias sobre a relação da festa, intitulada "Tapa na peteca", com o tráfico, além da falta de autorização da polícia para a comemoração, já tinham levado a PM à Nova Holanda durante o dia.

Um caminhão com equipamentos de som chegou a ser levado para a 37ª DP (Ilha do Governador), mas foi liberado, assim como Eduardo Alves da Silva, 35 anos, Rafael Goes da Silva, 30, Anderson Faustino, 30 e Edvaldo Cruz Santos, 29.

À noite, depois de receberem novas informações que a festa aconteceria, os policiais voltaram à favela, com um veículo blindado, e chegaram a trocar tiros com traficantes, no caminho, antes de chegar no clube, o Gata de Bonsucesso.

No local, encontraram os banners, no chão do clube. O mesmo grupo de pessoas foi detido e desta vez levado para a 21 DP (Bonsucesso), depois de nova passagem pela 37. 

Segundo o tenente Garcia, os quatro serão acusados de apologia ao tráfico e crime de desobediência, delitos considerados de menor grau ofensivo.

As imagens mostram Pitoco com cordões de ouro e fazendo poses. Numa delas ele está acompanhado de um homem ainda não identificado.

Em outra, parece estar com uma farda da polícia e um fuzil.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: