sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Morre aos 76 anos o ator Rubens de Falco

Ele estava internado havia dois anos em clínica em São Paulo.Seu personagem célebre foi o vilão Leôncio, da novela 'Escrava Isaura', de 1976.

Do G1, em São Paulo

var midiaEmbed = { midiaId: 160160, autoStart: false }; var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed); embed.print();
Morreu na manhã desta sexta-feira (22), aos 76 anos, o ator Rubens de Falco, conhecido por ter interpretado o personagem Leôncio na novela "Escrava Isaura", de 1976.

Corpo do ator deve deixar velório às 16h

Reveja vídeos do ator Rubens de Falco em cena

O G1 já viu: saiba mais sobre o último e ainda inédito filme do ator


O ator sofreu uma parada cardíaca, provocada por uma embolia. Ele estava internado no Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIAI), no Morumbi, em São Paulo - mesmo local onde, cerca de dois anos atrás, foi hospitalizado para tratar de problemas decorrentes de um derrame.

O velório do ator ocorrerá no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, e o enterro, no Cemitério da Consolação, marcado inicialmente para as 16h. Ele era solteiro e não tinha filhos.

Carreira
Paulistano, Falco nasceu no dia 19 de outubro de 1931. Estreou em novelas em 1961, em "Maria Antonieta". Ele trabalhou na primeira versão da novela "Escrava Isaura" (1976), onde ficou consagrado como Leôncio Almeida, que marcou o ator como "o grande vilão da teledramaturgia brasileira", nas palavras da atriz Lucélia Santos, que viveu a personagen título da novela (veja cena acima).


var midiaEmbed = { midiaId: 793436, autoStart: false }; var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed); embed.print();
Outro papel de destaque foi em "Sinhá Moça" (1986), em que viveu o Coronel Ferreira. Benedito Ruy Barbosa, que autor a novela, definiu o ator como um ótimo profissional. "Ele jamais me deu qualquer tipo de problema, sempre foi muito profissional, competente, ciente das suas responsabilidades e ia gravar com as falas na ponta da língua. Lamento profundamente a morte dele", disse o novelista.

Falco trabalhou na segunda versão de "Escrava Isaura", na Rede Record, em 2004, no papel de Comendador Almeida, justamente o pai de Leôncio Almeida. Participou também de "Brida", baseada na obra de Paulo Coelho, pela extinta TV Manchete.

Ao longo da carreira, ele autuou na redes de televisão Tupi, Excelsior, Bandeirantes, SBT e Record, além da Globo. No total, foram mais de 20 novelas e quatro minisséries - a última foi "Memorial de Maria Moura" (1994).



Divulgação
Rubens de Falco, como Ernesto Alves, em cena do filme 'Fim da linha' (Foto: Divulgação)
No cinema, Rubens de Falco participou de mais de 30 filmes. Seu primeiro papel no cinema foi "Apassionata", de Fernando de Barros, em 1952. O último trabalho foi como o deputado Ernesto Alves em "Fim da linha", longa-metragem de Gustavo Steinberg que vai estrear nos cinemas no próximo dia 7 de março. "“É uma honra saber que o Rubens de Falco vai continuar na memória como o deputado Ernesto Alves. Sou um pouco suspeito, mas, para mim, foi um dos grandes papéis da vida dele", afirmou Steinberg.

Nenhum comentário: