domingo, 17 de fevereiro de 2008

Governador usa batalhão do PAC para mandar mensagens à PM

Solenidade reuniu toda a cúpula de segurança do estado e outras autoridades. Sérgio Cabral ressalta que não abrirá mão da lei e da ordem.
Aluizio Freire Do G1, no Rio

var midiaEmbed = { midiaId: 788606, autoStart: false }; var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed); embed.print();



A solenidade de troca de comando na tarde desta segunda-feira (11), no 16º BPM (Olaria), no subúrbio do Rio, serviu também para que o governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, mandassem recados ao grupo de policiais que desencadeou uma crise de insubordinação na Polícia Militar.

O evento contou pela primeira vez com a presença de toda cúpula de segurança, ao contrário do dia 28 de janeiro, quando o novo comandante-geral, coronel Gilson Pitta Lopes, teve sua posse antecipada em 24 horas e assumiu o cargo a portas fechadas, e não diante das tropas, como manda a tradição. O secretário, considerado “persona non grata” pelo grupo de policiais militares auto-intitulados Coronéis Barbonos, que reivindica aumento salarial e melhores condições de trabalho, fez um discurso incisivo. “O caminho da segurança pública é espinhoso ou simplista e falacioso, como preferem alguns que fazem escolhas equivocadas e se perdem na pequenez de seus pensamentos”, disse. “A PM é uma instituição que vive um momento de mudanças. E a sociedade quer isso”, acrescentou.

Parceria com a Marinha
Beltrame também fez questão de enfatizar algumas conquistas para a corporação, como a compra de 630 veículos novos e a parceria fechada com a Marinha, que vai garantir a reforma dos carros blindados – os chamados Caveirões – e a cessão de 500 fuzis e 1 mil carregadores da arma. “Nosso objetivo é recuperar a auto-estima dos senhores investindo na formação e capacitação. Este secretário é um aliado de vocês. Em nome da ordem e da legalidade, vamos continuar juntos”, convocou. Em seguida, foi a vez do governador, que usou sua experiência de homem público para estimular a tropa e exaltar as qualidades da corporação. “A PM é uma instituição que o povo admira quando cumpre o seu papel. Mas lei e ordem não são sinônimos de arbítrio”, se referindo à ocupação desordenada de comunidades como o conjunto de favelas do Alemão e o domínio dessas áreas pelo tráfico. “É uma coisa perniciosa que toleraram, mas nós não vamos tolerar”.

Governador minimiza crise
Cabral, negando crise na PM, afirmou ainda que o Alemão vai passar por um “marco civilizatório” com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos de mais de R$ 400 milhões. “Essa comunidade vai ganhar escolas, saneamento, pavimentação... Vai ganhar feições de uma cidade. Mas a prioridade é a política de segurança pública”, garantiu. O coronel Marcus Jardim, que deixou o 16º BPM para assumir o 1º Comando de Área da Capital, e coordenou as principais operações de combate ao tráfico no Alemão e Vila Cruzeiro, ressaltou que as comunidades fazem parte de um “terreno difícil, com a presença de marginais fortemente armados. É ali que está a mancha da criminalidade”, disse. “Infelizmente essas pessoas não se rendem de forma pacífica. Mas vamos trabalhar com inteligência para evitar ferir pessoas inocentes”.

Provérbios e frases de efeito
A solenidade no batalhão de Olaria contou com a presença de oficiais que estão à frente das unidades militares da capital, além de ex-comandantes da Polícia Militar, como os coronéis Francisco Braz e Hudson Aguiar, dos secretários de Obras, Luiz Fernando Pezão, e da Casa Civil, Régis Fichtner. O batalhão não parece ter se tornado cenário casual do evento, que foi marcado por mensagens de confiança e de resgate da auto-estima da corporação. Por todos os lados havia provérbios "inspiradores" pintados nas paredes. “Quando os justos governam, o povo se alegra; mas quando o ímpio domina, o povo geme”; “Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada”; ou “Postos e graduações existem nas instituições não para criar divisões, mas sim para definir responsabilidades”, eram alguns deles.

Barbonos voltam a se reunir
O grupo de oficiais da Polícia Militar, denominados Barbonos, voltou a se reunir na noite de segunda-feira (11) na Associação dos Oficiais Militares do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do coronel Ubiratan Ângelo, ex-comandante-geral da PM, e do coronel Paulo Ricardo Paúl, ex-corregedor-geral da PM.
Na reunião foram discutidos diversos assuntos, dentre eles a reavaliação da exoneração de Ubiratan e a realização de uma manifestação na Praia de Ipanema.

Nenhum comentário: