terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Bandidos executam aspirante

Bandidos executam aspirante Cadete da PM morre e colega fica ferido em ataque de criminosos que queriam roubar arma
Andréa Uchôa
Rio - Um tiro de fuzil destruiu ontem o sonho de Alexandre Kodlulovich Dias, de 21 anos, cadete da Polícia Militar, de se tornar um oficial da PM. Ele e outros dois alunos da Escola de Formação de Oficiais (Esfo) foram vítimas de uma emboscada, em Sulacap, no início da manhã de ontem, quando voltavam para casa, depois de uma madrugada de trabalho na segurança do Sambódromo. O aspirante foi atingido e morreu. Os colegas de Alexandre conseguiram escapar se escondendo no frigorífico de um açougue — um deles, baleado. Desarmados, os PMs não tiveram chance de reagir ao ataque, que tinha o objetivo de roubar armas.
Por volta das 6h, três homens, um deles portando um fuzil calibre 7.62, abordaram o trio na esquina das ruas Pacífico Pereira e Olímpico de Castro, a um quilômetro da Escola de Formação de Oficiais (Esfo), de onde os cadetes tinham acabado de sair. Os bandidos acreditavam que os militares estivessem armados e, por isso, os seguiram e atacaram. De acordo com o depoimento dos aspirantes sobreviventes, os criminosos já chegaram pedindo as armas.
“Perdeu, perdeu! Passa a peça, a peça (arma)”, gritavam eles, depois de fecharem o Renault Clio preto, do cadete Caio Dias Pesqueira, com o Citröen C4 Pallas preto em que estavam. Desarmados — já que aspirantes não têm porte — e com as fardas e identidades militares dentro do veículo, os cadetes não viram outra opção a não ser correr, pois acreditavam que seriam executados por serem militares.
Alexandre, segundo seus colegas, seguia no banco do carona e estava sonolento. Testemunhas o viram descer do carro, tropeçar em um buraco e cair ao lado do veículo. Foi quando o homem que estava com o fuzil deu um tiro na nuca do policial e, em seguida, fez vários disparos na direção dos outros dois. Alexandre morreu na hora. O cadete Luís Otávio Ramos Mota foi atingido por de raspão na barriga e socorrido por bombeiros ainda no local. Caio conseguiu fugir sem se ferir.
Os dois fugiram correndo para dentro do frigorífico de um açougue das proximidades. “Eu os ajudei e chamei os bombeiros. Coitados, eles estavam desesperados. Os meninos (aspirantes) me disseram que os bandidos os seguiram achando que eles estavam armados”, contou uma moradora de Sulacap, sem se identificar.
DESCRIÇÃO DE BANDIDO
Caio e Luís prestaram depoimento na 33ª DP (Realengo) e descreveram o bandido que portava fuzil como um homem negro, magro e com aproximadamente 1,80 metro. Para tentar identificá-lo, inspetores começaram a procurar entre os registros de ocorrência outros casos que tenham bandidos com carcacterísticas físicas semelhantes a do assassino do cadete. Agentes da Polícia Civil acreditam que os criminosos estavam em busca de armamento para fortalecer sua quadrilha na guerra entre facções que dominam favelas na região.
Vítima ia se tornar um oficial
O corpo de Alexandre será enterado hoje, às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. Antes da cerimônia, haverá uma homenagem ao cadete na Academia de Polícia Militar Dom João VI, no mesmo bairro. Praticante de Muay Thai — luta tailandesa —, Alexandre estava perto de realizar o sonho de virar oficial da PM. Ele cursava o último ano do Curso de Formação de Oficiais.
Ontem, cadetes e até oficiais criticavam o fato de alunos serem colocados para patrulhar as ruas fardados e desarmados, se expondo,mas sem chance de defesa. No Orkut, Alexandre estava inscrito em diversas comunidades com referências à PM e exibia fotos fardado e em treinamentos. Em uma das comunidades, a “Turma Garra 2006”, a descrição do grupo mostra o espírito guerreiro do cadete: “Servir é o nosso lema/Proteger nossa missão/Combatente urbano enfrentando o perigo/Não tem medo da morte/Cadete destemido”.

2 comentários:

Anônimo disse...

É lamentavel a perda de um colega, e mai slamentavel ainda é ter que morrer alguem para que medidas sejam criadas, exemplo. O porque do cadete não andar aramado? Certo que o uso da arma poderia não ter salvado sua vida, mas lhe daria no minimo condiçoes de tentar se defender, e morrer lutando. Secretario onde esta o senhor qnão ve isso? no sambodromo? 3ºSGT esperança

Noticias em Destaque disse...

Vamos ver se agora se resolva este erro ,pois o mesmo ja era um policial , então pq não deixa-lo portar uma arma para se defender.