domingo, 8 de abril de 2012

Teresópolis tem 10 mil famílias que vivem em área de risco, diz prefeito

Município foi atingido por temporal há dois dias, que deixou 5 mortos.
Segundo Arlei Rosa, projeto de novas casas é elaborado com o estado.

Do G1 RJ, com informações da Globo News

Dois dias após o temporal que atingiu Teresópolis, na Região Serrana, deixando cinco mortos e quase mil desalojados, o prefeito da cidade, Arlei de Oliveira Rosa, afirmou, em entrevista à Globo News neste domingo (8), que o município possui mais de 10 mil casas em áreas de risco. Segundo ele, há um projeto para realocar essas famílias.

“Ontem o Ícaro (Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado) rodou essas áreas comigo, a gente vai fazer um projeto para tentar realocar essas famílias. São construções irregulares, feitas de 20 anos para cá, então são mais de 10 mil famílias, 10 mil casas, é um projeto muito grande, mas o governo do estado já se comprometeu em ajudar a resolver. Foram feitas muitas obras em lugares irregulares, os outros governos não fiscalizaram isso, a gente agora esta fiscalizando”, explicou o prefeito.

Arlei assumiu a prefeitura em agosto de 2011, após a cassação do mandato do prefeito Jorge Mário Sedlaceck (sem partido) e da morte do vice Roberto Pinto. Ele disse que o trabalho de fiscalização de novas construções de obras irregulares é um trabalho difícil. O prefeito afirmou ainda que os recursos e doações recebidos no município antes de sua entrada na prefeitura foram todos gastos.

“Não encontramos quase nada. O que sobrou comprei 10 equipamentos para ajudar na limpeza da cidade. Na parte da prefeitura não foi feito nada. A situação é muito difícil, eu peguei uma situação muito difícil. Peguei um orçamento do município estourado em quase R$ 30 milhões”, disse.

Sem luz

Quatro bairros de Teresópolis continuam sem luz neste domingo. De acordo com a concessionária de energia Ampla, o fornecimento de energia foi prejudicado nessas localidades devido à queda de árvores e barreiras na rede elétrica.

A luz em alguns pontos dos bairros Perpétuo, Santa Cecília, Meudom e Canoas só será normalizada, segundo a distribuidora, depois da liberação da Defesa Civil. A concessionária está com as equipes reforçadas no local, até que o fornecimento de energia seja restabelecido.

Sol e lama

Com o sol que apareceu na cidade nesta manhã, a população continua retirando a lama das casas e contabilizando os prejuízos após a enxurrada. De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, até as 18h de sábado (7), 994 pessoas permaneciam desalojadas.

Foram interditadas 160 casas. A Defesa Civil trabalha em estado de atenção e mantém equipes nas ruas fazendo o trabalho de avaliação de danos e vistorias. O temporal provocou 20 deslizamentos de terra só no município de Teresópolis. Além dos cinco mortos, que já foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML), 15 pessoas ficaram feridas.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: