quarta-feira, 18 de abril de 2012

Inauguradas as duas primeiras UPPs do Alemão

Unidades ficarão na Fazendinha e na Nova Brasília.
Ao todo, 660 policiais vão ficar responsáveis pelo patrulhamento.

Janaína Carvalho Do G1 RJ

O Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio, ganhou nesta quarta-feira (18) as duas primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) da região, na Fazendinha e Nova Brasília. De acordo com a Secretaria de Segurança, 660 novos policiais vão atender aos 40 mil moradores das 16 primeiras comunidades do conjunto a serem contempladas. Outras seis UPPs estão previstas para serem instaladas no Alemão, em data ainda não definida.

Participaram da cerimônia o governador do Rio, Sérgio Cabral, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, e o comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra.
Segundo o governador, a inauguração das primeiras UPPs do Alemão representa uma data histórica e de mudanças para o
Rio de Janeiro. Cabral fez questão de agradecer o apoio e parcerias das forças armadas, de toda a polícia do estado e também federal.

'Conflitos continuarão', diz Cabral
“As UPPs não convertem as comunidade de uma hora para outra em paraísos, mas, sem dúvida, muda a vida dessas pessoas. Elas passam a ter tranquilidade e serenidade para ir e vir dos seus filhos. Os conflitos continuarão. Eles existem em bairros comunidades, faz parte da natureza humana. Mas quando o Estado se encontra presente é bastante diferente, pois tem o poder público”, afirmou Cabral.

Inauguração de UPPs no Alemão (Foto: Janaína Carvalho/G1)

Inauguração de UPPs no Alemão (Foto: Janaína Carvalho/G1)

A previsão é que na primeira quinzena de maio mais duas UPPs sejam instaladas no Alemão e até o final de junho outras quatro sejam instaladas na Penha, na Zona Norte, data em que o Exército deverá desocupar de vez a região.

De acordo com o governador, nem os casos isolados de problemas envolvendo homens do Exército que atuavam no Alemão minimizam o bom trabalho feito na região. “Casos isolados podem ter ocorrido, mas que de maneira alguma mancham o trabalho que o Exército fez e vem fazendo aqui, pois ainda estamos em processo de transição”, afirmou o governador.

Ainda segundo Cabral, após a concretização das UPPs do Alemão e da Rocinha, o estado tem cinco grandes desafios com relação a instalação de UPPs. "Jacarezinho, Manguinhos, Maré, Zona Oeste e Baixada Fluminense são grandes desafios. Tudo isso vai ser posto dentro de um planejamento", garante o governador, sem precisar os nomes das comunidades e prazo para a ocupação.

Com relação ao aumento da violência na região de Niterói, Cabral garantiu que o planejamento feito está sendo seguido a risca. "Aumentamos o efetivo e vamos criar duas companhias, que se não resolverem, nós vamos para a UPP. Mas o Beltrame e eu estamos muito esperançosos que essas ações vão dar certo", ressaltou o governador.

Já Beltrame fez questão de agradecer o apoio do Exército e do Ministério da Defesa na ocupação do Alemão, mas ressaltou que ainda há muito coisa a ser feita.

“A atividade e o trabalho aqui é muito árduo, mas quanto mais árduo, mais satisfatório”, garantiu o secretário de Segurança.

Fazendinha e Nova Brasília

O capitão Ronaldo Salgado Claudino, que ficará à frente da UPP na Fazendinha, acredita que não enfrentará dificuldades com os moradores, pois os policiais estão sendo muito bem recebidos pela comunidade. "Pretendo fazer reuniões com os moradores para saber quais são os anseios deles.

Estamos chegando hoje, vamos conhecer a comunidade. A meta é garantir a liberdade para gerar oportunidade", disse Salgado, que tem 35 anos e esta há 12 na Polícia Militar. A UPP Fazendinha terá 320 policiais e ficará na Rua da Assembleia, para atender a 15 mil moradores. Eles vão monitorar a Fazendinha, o Relicário, a Palmeirinha, o Morro das Palmeiras, a Vila Matinha, o Parque Alvorada e as Casinhas.

Os policiais que vão atuar nas primeiras UPPs do Alemão já estão fazendo o patrulhamento da comunidade há cerca de 30 dias. A UPP Nova Brasília será comandada pelo capitão Márcio Ferreira Rodrigues, que pretende usar seus conhecimentos como professor de educação física para implantar projetos na comunidade. "De repente vamos fazer escolinhas com crianças, atividades com a terceira idade, mas por enquanto são só ideias", disse o capitão.

Já a UPP Nova Brasília contará com 340 policiais e atenderá 25 mil pessoas a partir da estação Itararé do teleférico. A unidade será responsável pela segurança das localidades Ipê Itararé, Mourão Filho, Largo Gamboa, Cabão, Joaquim de Queiroz, Loteamento, Prédios, Aterro I e Aterro II.

No fim de março, a PM realizou uma operação nas favelas Nova Brasília e Fazendinha, para a entrada de 750 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BChoque). Ao fim da ação, os primeiros contêineres para as equipes das UPPs começaram a ser instalados.

Ocupação do Alemão

As Forças de Pacificação ocupam o Alemão desde 28 de novembro de 2010 e têm o apoio dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChq) desde o dia 28 de março de 2012, por conta da inauguração das UPPs.

Mapa UPP no Alemão (Foto: Arte/ G1)

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: