terça-feira, 10 de abril de 2012

ANP confirma vazamento de óleo no Campo do Roncador, no RJ

Segundo a ANP, não há identificação de mancha na superfície do mar.

Amostras foram coletadas para identificar a origem do vazamento.

Do G1 RJ

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou, na noite desta segunda-feira (9), "o vazamento de gotículas de óleo a partir do solo marinho do Campo do Roncador", localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, "operado pela Petrobras". O Roncador é vizinho do Campo de Frade, operado pela Chevron, onde ocorreu um vazamento ("blowout") em novembro do ano passado.

Segundo a ANP, o ponto do vazamento no Campo do Roncador foi localizado na noite de domingo (8) a partir de inspeções submarinas com Remotely Operated Vehicles (ROVs), estando situado a cerca de 500 metros da fronteira com o Campo de Frade. Até o momento, não há identificação de mancha na superfície do mar.

Ainda segundo a ANP, foram coletadas amostras do óleo do Campo de Roncador, com o objetivo de identificar a origem do vazamento. Os resultados devem ser obtidos em até 48 horas. A ANP seguirá acompanhando estreitamente o incidente e manterá a sociedade informada sobre os seus desdobramentos.

Em nota, a Petrobras confirmou o ocorrido e informou que foi identificada uma "exsudação de gotículas de óleo no solo marinho do Campo de Roncador", localizado a 120 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e a cerca de 500 metros do limite com o Campo de Frade, no domingo (8).

A Petrobras ainda acrescentou que as autoridades competentes foram informadas da situação.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: