segunda-feira, 30 de abril de 2012

RJ está mobilizado na busca por carro roubado com selênio, diz secretário

Sérgio Simões afirmou que Beltrame ofereceu estrutura de segurança.
Renault Logan prata placa ENX-3304 foi levado por criminosos em Caxias.

Christiano Ferreira Do G1 RJ

Imagem caixa metálica  (Foto: Divulgação/Arc Test)Foto divulgada nesta segunda mostra caixa metálica similar à roubada (Foto: Divulgação/ArcTest)

O secretário estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, afirmou, na tarde desta segunda-feira (30), que os serviços de segurança pública estão mobilizados na busca pelo Renault Logan prata roubado com material radioativo, neste sábado (28), na Baixada Fluminense.

O carro de placa ENX-3304 pertence a uma empresa especializada em solda industrial, a ArcTest, da cidade paulista de Paulínia. O veículo foi levado por criminosos na Rodovia Washington Luís, altura de Duque de Caxias. Uma caixa com selênio, substância usada em radiografias obtidas com emissão de raios gama, estava dentro do carro e foi levada pelos criminosos.

Quem tiver informações sobre o veículo e o material radioativo roubados pode ligar para a Emergência Radiológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear pelos telefones 21-2713-2920 e 21-9218-6602. Também foram disponibilizados os telefones da Polícia Militar (190), o do Corpo de Bombeiros (193), o da Defesa Civil (193) e o telefone do Disque-Denúncia (21) 2253-1177.

“Todo o sistema de segurança pública do estado está mobilizado”, disse Simões, garantindo ainda que o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ofereceu a estrutura de segurança do estado para o caso.

“É absolutamente necessário que pelos meios de comunicação (telefones para informações) apresentados, o quanto antes sejamos avisados para que de imediato a gente possa ir ao encontro desse carro e recolher esse material para efetivamente evitar uma consequência maior para as pessoas e a população de uma maneira geral”, disse o secretário.

O material radioativo estava dentro de uma caixa metálica no porta-malas do carro. A caixa estava com um cadeado.

Riscos

O contato com o selênio transportado no Logan roubado pode causar sérios riscos para quem manuseá-lo. A manipulação incorreta do material pode inclusive levar a morte, segundo Ivan Salati, diretor de radioproteção e segurança nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Mais cedo, Raul Santos, chefe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares, já havia feito ao G1 o mesmo alerta.

"A ponta está dentro de uma blindagem. No entanto, o que vem a ser nossa preocupação é a abertura dessa fonte, quebrar essa blindagem que não é simples, não é fácil, mas se ocorrendo a pessoa que estiver manipulando pode correr risco em relação a sua saúde. Dependendo da dose pode haver queimaduras, pode haver comprometimento e dependendo do tempo que ficar pode haver até risco de vida", exemplificou Salati.

O especialista garantiu ainda que se o material permanecer guardado na blindagem, não oferece riscos. "Se a embalagem não for aberta, o risco é praticamente nulo, é um risco muito baixo. A nossa preocupação nesse momento é alertar a população e quem vier a ter contato com esse tipo de equipamento para que não tente abrir o equipamento", disse Salati.

O diretor disse ainda que pessoas que estiverem próximas a quem manipular o material também podem ser afetadas. No entanto, quanto maior for a distância, menor é o risco, segundo Ivan Salati.

"Dentro de uma classificação de força da Agência Internacional de Energia Atômica nós temos de 1 a 5, sendo 1 a mais ativa, de maior risco. Essa é de categoria 3 que envolve cuidados mas não que nem a 1 e a 2. Mas envolve cuidados e principalmente cuidados voltados para quem tiver manipulando essa fonte", disse.

Ivan Salati, diretor da Cnen (Foto: Christiano Ferreira/G1)

Ivan Salati, diretor da Cnen, participou de coletiva nesta segunda (Foto: Christiano Ferreira/G1)

Empresa está regularizada

O carro roubado não possuía equipamento de rastreamento, requisito que não é obrigatório nos veículos que transportam esse tipo de material, segundo Salati. Dessa forma, o diretor garantiu que o material era transporte de forma adequada pela empresa.

Segundo a Cnen, a ArcTest está devidamente regularizada e, logo após o crime, entrou em contato com a equipe de emergência da comissão. Desde então, a Cnen acompanha as buscas pelo equipamento.

Salati disse ainda que o material roubado não tem valor de mercado e que apenas empresas devidamente credenciadas podem comprá-lo. "Todas as empresas que trabalham com esse tipo de serviço são controladas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear", explicou.

Investigações

De acordo com o coronel Sérgio Simões, o Renault Logan foi roubado em uma área onde ocorrem outros roubos a veículos. Por isso, o secretário não acredita que o crime tenha sido premeditado.

Além do material radioativo, os criminosos levaram, ainda, dinheiro e objetos pessoas dos ocupantes do carro. Segundo a polícia, não há registro de outras vítimas. Em depoimento na 59ª DP (Duque de Caxias), os funcionários contaram que carregavam um disco radioativo, guardado em uma caixa blindada. Os criminosos, de acordo com a polícia, não sabiam da existência do produto no momento do roubo.

“É importante frisar que quem encontrar a caixa não deve manuseá-la”, alertou Raul Santos.

Réplica do objeto roubado foi apresentada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Foto: Christiano Ferreira/G1)

Réplica do objeto que estava no carro roubado foi apresentada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear; cápsula de selênio fica dentro do objeto (Foto: Christiano Ferreira/G1)

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: