segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Jovem que acusa PM de estupro relata ameaças sofridas

Rio

A estudante de 21 anos que teria sido estuprada pelo cabo da Polícia Militar Frank Cimar Barbosa de Oliveira Souza, de 39 anos, relatou, em entrevista ao SBT Rio nesta segunda-feira, as ameaças sofridas antes que o crime ocorresse. De acordo com ela, o PM teria acusado seu namorado de vender drogas em Campo Grande, Zona Oeste.

Foto: SBT Rio

O crime aconteceu na madrugada deste domingo, quando a suposta vítima seguia para casa dela, junto ao namorado. O PM, que é cabo do 17º BPM (Ilha do Governador), foi detido em flagrante por policiais do 40º BPM (Campo Grande) e encaminhado, sem algemas, à 35ª DP (Campo Grande), de onde conseguiu fugir.

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) decretou, na manhã desta segunda, a prisão preventiva de Frank Cimar. Equipes da distrital estão nas ruas nesta segunda-feira em busca do PM. Em nota, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, considerou gravíssimo o episódio da fuga e determinou à Corregedoria Geral Unificada (CGU) da Secretaria de Segurança que acompanhe as investigações.

Segundo o delegado Alberto de Oliveira Leite, titular da 35ª DP, os dois PMs que conduziram o cabo até a unidade vão responder pelos crimes de favorecimento pessoal e facilitação de fuga.
O PM teria emparelhado o carro dele, um Siena preto (placa KNZ 7586), junto ao do casal, e exigido que ambos descessem do veículo. “Ele (o policial) mostrou a identidade de PM, a pistola e disse ser miliciano, que era melhor para as vítimas, que cooperassem”, relatou a delegada Elaine Villar.

Frank teria levado a moça no seu próprio carro e deixado o namorado dela no local. A vítima foi encontrada pelos PMs do 40º BPM próximo à estação ferroviária. “O relato dela é que, quando viu os PMs, desceu do carro gritando que havia sido estuprada. Os policiais conduziram todos à delegacia, mas ele não veio algemado. Aqui, ele ficou no meio de outras pessoas e acabou conseguindo fugir. É um crime hediondo”, afirmou a delegada Elaine.

A estudante fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal, onde, segundo a delegada, foi confirmado o estupro, e foi medicada no Hospital Rocha Faria, com um coquetel anti-HIV. Parentes disseram que ela havia sido ameaçada por policiais do 40ºBPM.

Frank teria 20 anos de polícia. O carro dele e a pistola 380 serão periciados. A PM informou que investiga o caso através da Corregedoria da corporação, além de apurar a conduta dos PMs que fizeram a prisão. “Se for comprovado que facilitaram a fuga, vão responder criminalmente”, frisou Villar.

O Dia Online

Nenhum comentário: