quinta-feira, 26 de abril de 2012

Megaoperação da PM em vários pontos do Rio tem 15 presos e três menores detidos

Rio - A ação da Polícia Militar realizada nos complexos do Alemão e da Penha, além de outros 14 pontos no estado do Rio, contabiliza até a noite desta quinta-feira 15 pessoas presas e três menores detidos. Os agentes apreenderam ainda R$2.271,00 em espécie, três pistolas, uma metralhadora, duas espingardas, um fuzil AR15, duas garruchas, três bombas caseiras, 12 munições de 9mm, munições de .40, três carregadores, 200 kg de maconha, 239 trouxinhas de maconha, 5 mil cápsulas de cocaína, 948 sacolés de cocaína, 797 pedras de crack e 80 frascos de cheirinho da loló.

Uma casa com equipamentos de “gatonet” foi estourada pelos policiais que apreenderam 12 motocicletas, eles recuperaram também três motos roubadas e uma farda preta.

Foragido da Justiça preso no Alemão

Um homem foragido do sistema penitenciário foi preso, na tarde desta quinta-feira, durante a operação da Polícia Militar no Complexo do Alemão. Paulo Francisco da Silva, de 39 anos, cumpria pena por tráfico de drogas antes de fugir. Os policiais estão instalando desde a manhã desta quinta o contêiner que servirá como base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no alto do Morro do Alemão.

De acordo com o relações públicas da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, as ações do Bope nos morros do Alemão, da Baiana e do Adeus fazem parte da primeira fase de implantação de mais duas UPPs na região. As datas de inaugurações dessas novas UPPs ainda não foram divulgadas.

Policiais ao lado do material apreendido durante ação no Complexo do Alemão | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Policiais ao lado do material apreendido durante ação no Complexo do Alemão | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

PMs fizeram operações em várias favelas do Rio, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. De acordo com a PM, o objetivo das ações é evitar a fuga de criminosos do Alemão e da Penha. Cerca de 800 homens participam das incursões. Quatrocentos policiais efetuam ações de policiamento e revista no Morro do Adeus e no Morro da Baiana em busca de criminosos que ainda possam estar atuando na área.

Participam também da operação policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Campanha, do Grupamento Aero-Marítimo (GAM) e do 22º BPM (Maré). Agentes da Coordenadoria de Inteligência (CI) da PM vão cumprir mandados de prisão nas duas localidades.

Policiais efetuam ações de policiamento e revista nos morros do Adeus e Baiana, nos complexos do Ale | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Policiais efetuam ações de policiamento e revista nos morros do Adeus e Baiana, nos complexos do Ale | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Denúncias

A Polícia Militar pede que moradores denunciem criminosos, esconderijos e locais onde estão guardadas armas, drogas e outros produtos ilegais. Além disso, de acordo com a PM, todos os moradores devem andar com documentos de identificação e os motoristas e motociclistas serão solicitados a mostrar documentos de propriedade de seus veículos, bem como a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete.

O Batalhão de Choque e o Bope solicitam que sejam feitas denúncias de locais com drogas, armas ou criminosos pelos telefones 2332-8486 (BPChoque) e 2334-3983 (Bope). Os moradores também podem recorrer ao Disque-Denúncia, pelo telefone 2253-1177.

São realizadas operações no Jacarezinho, em Manguinhos e Maré. Os morros da Serrinha, em Madureira, Chapadão, em Costa Barros, e Antares, em Santa Cruz, também são ocupados por policiais. Em Niterói, PMs estão no Morro do Caramujo. Já em São Gonçalo, a polícia faz operação no Morro do Salgueiro, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a ação ocorre na Mangueirinha.

Contêineres da UPP começam a ser instalados | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Contêineres da UPP começam a ser instalados no Alemão | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Operação em Costa Barros deixa alunos sem aulas

Policiais civis prenderam um homem com drogas e armas durante operação no Morro do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte, nesta quinta-feira. Rograciano Jesus da Silva, 21 anos, foi preso em flagrante com 297 papelotes de cocaína, 135 pedras de crack e duas armas.

A operação contou com a participação das Delegacias de Proteção ao Meio-Ambiente (DPMA), de Roubos e Furtos (DRF), Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), Fazendária (DFAZ), Polinter, 21ª DP (Bonsucesso), 22ª DP (Penha) e 39ª DP (Pavuna).

A incursão policial deixou mais de 4.700 alunos da rede pública municipal sem aula nesta manhã. Por medida de segurança, de acordo com a Secretaria municipal de Educação, nove unidades foram fechadas.

O Dia Online

Nenhum comentário: