sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sem água, comida e telefone

Força das águas deixa rastro de destruição em Areal, São José, Bom Jardim e São Fidélis

Rio - A força das águas causou destruição em outros quatro municípios da Região Serrana. As cidades de Areal, Bom Jardim, São Fidélis e São José do Vale do Rio Preto enfrentam falta de água, comida e telefone. Em São José do Vale do Rio Preto, os rios Preto e Piabanha transbordaram, arrastando construções pelo caminho.

Após um apelo desesperado por socorro, a dona de casa Ilair Pereira de Souza, 53 anos, escapou de ser levada pela enxurrada, se pendurando em uma corda jogada por vizinhos. “Pedi pelo amor de Deus aos meus vizinhos para que não me deixassem morrer ali. Não tenho ninguém e só pensava que precisava ficar viva para criar meus filhos”, emocionou-se.

Foto: Arte / O Dia

Arte: O Dia

A água subia rapidamente e Ilair foi, com o cachorro Beethoven, para a laje da casa onde morava. A enxurrada era tão forte que destruía tudo que vinha a sua frente. Para não morrer afogada, ela e agarrou à corda com toda a força que tinha. “Fiz um nó na minha cintura e me agarrei com toda a minha força. Ainda tentei segurar o Beethoven, mas não consegui. Coitadinho, ficou me olhando com aquele olhinho triste e se foi na água”, lamentou.

Em Areal, o transbordamento do Rio Preto inundou bairros inteiros, deixando mais de mil pessoas desabrigadas. Um corpo foi resgatado em São José do Vale do Rio Preto. No município de Bom Jardim, a ponte que dá acesso a Nova Friburgo pela RJ-116 desabou, deixando bairros isolados.

Mais de cem homens do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) trabalham para liberar as estradas até amanhã, desde que novas chuvas não atrasem o trabalho de limpeza e retiradas das barreira das vias.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Carros ficam destruídos com as chuvas em Itaipava | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

RODOVIAS INTERDITADAS
Pelo menos, oito rodovias permanecem interditadas. São elas: a RJ-142 (Muri-Lumiar), RJ-130 (Teresópolis -Friburgo), RJ-150 (Friburgo-Amparo), RJ-146 (Bom Jardim-Distrito de Barra Alegre), RJ-172 (Macuco e Manuel de Moraes), RJ-134 (Entrada do município de São José do Vale do Rio Preto até a BR-116). RJ-176 (São Sebastião do Alto) e RJ-163 (Visconde de Mauá, na subida da Serra).

A RJ-192, que liga São Fidélis a Itaocara, está em meia-pista, com uma pequena erosão na cabeceira da ponte. A situação mais crítica é no trecho entre o Km 5 e Km 18, em Macuco, devido ao transbordamento do Rio Grande. Equipes de resgate têm dificuldades para levar donativos até as famílias.

Reportagens de Aurélio Gimenez, Christina Nascimento, Diego Barreto, Fernanda Alves, Flávia Muniz, Francisco Edson Alves, Isabel Boechat, Luarlindo Ernesto, Marcello Victor, Marco Aurélio Reis, Maria Luisa Barros, Maria Mazzei, Pâmela Oliveira, Paula Sarapu, Sheila Machado, Vania Cunha

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: