quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chuva dá trégua na manhã desta quarta-feira na Região Serrana

POR MARCIO REIS

Rio - As chuvas voltaram a dar uma trégua à Região Serrana na manhã desta quarta-feira. Com isso, autoridades responsáveis pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo devem intensificar os trabalhos de limpeza e resgate de vítimas. Até o momento, o número de mortos na maior tragédia natural do Brasil já passa de 717.

Foto: Carlo Wrede

Uma casa ameaça desabar a qualquer momento em meio a um cenário de destruição | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Voltou a chover forte nesta terça-feira no Centro de Petrópolis, o que assustou muitos moradores. Três pequenos deslizamentos de terra foram registrados pela Prefeitura no Centro e nos bairros Vila Militar e Bingen, fora da área de Itaipava.

De acordo com a Defesa Civil, em aproximadamente uma hora, 80 mm de chuva caíram sobre Petrópolis na quarta-feira. Mesmo assim, engenheiros do órgão e bombeiros fizeram vistorias em todos os locais afetados e em áreas de difícil acesso, especialmente no Vale do Cuibá e na localidade de Brejal.

De acordo com informações divulgadas pelos municípios, Nova Friburgo registrou a morte de 335 pessoas, Teresópolis 285, Petrópoles 62, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.

Produtores rurais e Prefeitura de Petrópolis se reunem para recuperar perdas

A prefeitura de Petrópolis se reúne com produtores rurais do município, nesta quarta-feira, para avaliar medidas que ajudem a compensar as perdas e a recuperar as lavouras ou criações de animais. O órgão quer prorrogar os prazos de pagamentos de empréstimos e até mesmo perdoar dívidas em bancos públicos.

Foto: Divulgação

Produtores rurais e comerciantes contabilizam prejuízos por conta dos alagamentos | Foto: Divulgação

Dados preliminares da Secretaria de Agricultura e da Emater-RJ, empresa estatal responsável pela assistência técnica rural, estimam um prejuízo de R$ 6 milhões. Em termos de área atingida, a forte enxurrada da última quarta destruiu cerca de 120 hectares, além de ter derrubado pontes e deixado dezenas de agricultores ilhados até agora.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: