quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Região Serrana contabiliza mais de 840 mortos pelas chuvas

Rio - O número de mortos pela tragédia das chuvas na Região Serrana do Rio subiu para 841, de acordo com novo boletim divulgado pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira.

Segundo o levantamento, a cidade de Nova Friburgo - a mais atingida pelas enchentes - registram 404 vítimas fatais, seguida de 344 em Teresópolis, 67 em Petrópolis, 21 em Sumidouro, quatro em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Lidiane Viana conseguiu salvar a filha e vários vizinhos mas perdeu um filho na localidade Poço dos Peixes, em Teresópolis | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Dados da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil informam que 29.446 pessoas estão fora de suas casas. A tragédia deixou 20.532 desalojados (abrigados por parentes ou amigos) e 8.914 desabrigados (acolhidos em abrigos públicos).

O maior número de moradores que tiveram que deixar suas residências foi registrado em Teresópolis, que possui 6.210 desalojados e 5.058 desabrigados.

Também estão fora de suas casas moradores de São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, Areal, Sumidouro, Santa Maria Madalena, Sapucaia, Paraíba do Sul, São Sebastião do Alto, Três Rios, Cordeiro, Carmo, Macuco, Cantagalo e Cachoeiras de Macacu.

Desaparecidos

De acordo com a última lista do Ministério Público no Rio de Janeiro (MPRJ), 518 pessoas ainda estão desaparecidas na Região Serrana. Teresópolis com 239 e Nova Friburgo com 169 são as cidades com o maior número de vítimas nominais procuradas, algumas descritas apenas pelo primeiro nome e sem características detalhadas.

Em Petrópolis, 61 pessoas não foram ainda localizadas, em Sumidouro são três, duas em Bom Jardim  e uma em São José do Vale do Rio Preto. Outras 43 pessoas estão desaprecidas, mas as localidades não foram informadas.

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Bombeiro vasculha escombros à procura de corpos no bairro Alto do Floresta, em Nova Friburgo | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

A lista de desaparecidos é atualizada diariamente pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV). As informações, registradas por parentes e amigos, são checadas com dados de hospitais e dos Institutos Médicos Legais (IMLs) dos municípios afetados.

A lista nominal pode ser consultada no site do MPRJ (www.mp.rj.gov.br).

O registro de desaparecimento de familiares ou amigos pode ser feito por meio de formulário

(https://piv.mp.rj.gov.br/piv/index.htm), disponível no portal, ou pelos telefones (21) 2283-6466, 2283-6460, 2283-5674, 2283-6489 e 2283-6498.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: