terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fotógrafo aluga helicóptero e salva amigos ilhados em Teresópolis

Após 4 dias de buscas, Oskar Sjostedt conseguiu resgatá-los na 2ª feira.
Aviso foi dado pela mulher de um dos amigos que estavam na Região Serrana.

Do RJTV

 

Em busca de amigos isolados na Região Serrana do Rio de Janeiro, o fotógrafo Oskar Sjostedt resolveu alugar um helicóptero e foi à procura de uma fazenda no meio das montanhas de Teresópolis. Quem pediu socorro foi a mulher de um dos ilhados, que havia ficado na capital e ficou preocupada com a falta de notícias do grupo após as chuvas que atingiram a região.

Ele tinha apenas duas informações sobre o ponto exato onde seus amigos estavam: uma casa amarela numa localidade conhecida como "Cachoeira dos frades", que fica entre Nova Friburgo e Teresópolis. Com isso, foi para internet, acessou um site de mapas via satélite e tentou buscar mais referências.

Mesmo com pouca informação, não desistiu e providenciou todo o resgate sozinho. Com um helicóptero alugado, ele sobrevoou a região à procura da casa e conseguiu resgatar os dois amigos na segunda-feira (17), quatro dias após o início das buscas.

“Tem muita gente morta, tem muita gente embaixo do que eu vi, de lama, sabe, um absurdo o que eu vi”, disse Oskar, lembrando das cenas de catástrofe que o impressionaram pelo caminho.

Quando chegou ao Rio, o amigo de Oskar – isolado há quase uma semana – contou que a comida começava a faltar. “O pessoal já estava comendo couve, brócolis porque já não tinha mais nada pra comer porque está sem telefone, eletricidade”, disse um dos resgatados no vídeo, ao desembarcar, são e salvo, no Rio de Janeiro.

Mesmo depois do sucesso do resgate, Oskar se sentiu impotente diante do tamanho da destruição.“Tem muita gente precisando. Se eu pudesse, ia lá toda hora lá ajudar, tentar tirar mais gente né”.

G1 - Chuvas no RJ

Nenhum comentário: