segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tragédia provocada pela chuva na serra já fez mais de 855 vítimas

Balanço de prefeituras da Região Serrana apontam 856 mortos.
Bombeiros e Defesa Civil ainda trabalham na busca de vítimas.

Do G1RJ

Os deslizamentos causados pela chuva na Região Serrana do Rio já contabilizaram 856 mortos. Os dados foram divulgados pelas prefeituras das cidades neste domingo (30). Já o número de desabrigados e desalojados chega a quase 30 mil em toda a região.

O Comitê de Ações Emergenciais em Petrópolis informou neste domingo (30) que 71 corpos foram resgatados no município. Em Nova Friburgo, o número de vítimas chega a 412. Já em Teresópolis foram registrados 344 óbitos.  Também houve 22 mortes em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.
Segundo dados das prefeituras e da Defesa Civil do estado, Teresópolis tem 6.210 desalojados e 5.058 desabrigados; Petrópolis (incluindo Itaipava) soma 6.223 desalojados e 191 desabrigados; e Nova Friburgo já contabiliza 3.220 desalojados e 2.031 desabrigados.

Outros municípios afetados pela enxurrada de janeiro, São José do Vale do Rio Preto registra 2.018 desalojados e 300 desabrigados; Bom Jardim tem 1.186 desalojados e 632 desabrigados; Sumidouro soma 311 desalojados e 200 desabrigados; e Areal contabiliza 1.469 desalojados

A lista da Defesa Civil cita ainda outros municípios atingidos pelas chuvas, como Santa Maria Madalena (284 desalojados e 44 desabrigados), Trajano de Moraes ( 188 desalojados e 28 desabrigados), Sapucaia (30 desalojados e 140 desabrigados), São Sebastião do Alto (32 desalojados e 75 desabrigados), Três Rios (36 desalojados e 33 desabrigados), Cordeiro (43 desabrigados), Carmo (55 desalojados e 12 desabrigados), Macuco (28 desalojados e 24 desabrigados), Cantagalo (8 desalojados) e Cachoeiras de Macacu (4 desabrigados).

Dez casos de leptospirose em Nova Friburgo

A prefeitura de Nova Friburgo informou na sexta-feira (28) que há dez casos de leptospirose confirmados no município após a enxurrada. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, todos os doentes já foram medicados, passam bem e não estão internados.

Em Teresópolis, há um caso notificado da doença – que é transmitida por água contaminada pela urina do rato. Nos dois municípios, quase 140 pessoas ainda aguardam o resultado de exames.

Com o aumento dos casos suspeitos de leptospirose, equipes de agentes de saúde foram reforçadas. O trabalho de prevenção inclui o controle de ratos e o trabalho de orientação dos moradores. Quando se trata de doenças depois de tragédias, o pior ainda pode estar por vir.

A secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Jamila Calil, não descarta a possibilidade de surto da doença: “É possível porque nós estamos agora num momento do aumento de número de casos. Exatamente entre duas e três semanas do episódio da enchente é que começam a aparecer o maior número de casos suspeitos de leptospirose", explica.

Menos médicos

A secretária disse também que há menos médicos atendendo a população nos hospitais da cidade. Alguns pediram demissão depois das chuvas por causa da dificuldade de acesso, outros perderam a casa. Sobre a falta de médicos, a Secretaria municipal de Saúde de Nova Friburgo disse que o problema já está controlado.

Parques fluviais

Ainda na sexta (28), a Secretaria estadual de Meio Ambiente anunciou que vai criar cinco parques nas margens de rios em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Serão ocupados 95 quilômetros das laterais, onde a vegetação original será recuperada.

G1 - Chuvas no RJ

Nenhum comentário: