sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Maravilhosa e a mais estilosa do planeta

Rio é eleito por revista inglesa melhor cidade do mundo em 2011

POR FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Mais uma vez o mundo se rende aos encantos do Rio de Janeiro. Referência nos quatro cantos do planeta em design e estilo de vida, a conceituada revista inglesa Wallpaper elegeu o município a ‘Melhor Cidade de 2011’, desbancando Chicago (EUA), Hong Kong (China), Johannesburgo (África) e Oslo (Noruega). Os detalhes do prêmio — um dos mais cobiçados internacionalmente —, serão publicados na edição da revista de fevereiro.

Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Sanhita Reddy elegeu o Pão-de-Açucar como o melhor ponto turístico, onde acaba fazendo amizades, como o casal russo Elena e Aleksei | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Orgulhosos, os cariocas já celebram a conquista, enquanto governantes e empresários vislumbram a vinda de ainda mais turistas. Visitantes estrangeiros, por sua vez, não escondem o amor pela cidade.

Além de referências a moda, belezas arquitetônicas e naturais, e à simpatia dos moradores, o rigoroso júri da revista destacou a pacificação das comunidades como ponto positivo para eleger a cidade. Os projetos arrojados para a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, também foram reconhecidos pela publicação.

No Rio desde outubro para concluir estudos, a pesquisadora americana Sanhita Reddy, 21 anos, disse que se apaixonou pela cidade. “Se meus pais (que moram na Califórnia) toparem, vamos morar aqui para sempre.

Os cariocas são solidários, gentis, educados e estão sempre sorrindo, com ar de felicidade estampado no rosto”, justifica Sanhita. Satisfeita, ela sempre cumprimenta as pessoas, como fez com o garçom Yuri de Almeida, 20 anos, que a atendeu num dos quiosques do Pão de Açúcar.

A Cidade Maravilhosa, que já havia recebido outra condecoração importante em 2007, quando o Cristo Redentor foi anunciado como uma das sete novas maravilhas do mundo, recebeu 14 milhões de turistas em 2010, segundo a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. A expectativa, de acordo com o presidente da entidade, Alexandre Sampaio, é que este número cresça 10% a cada ano, até 2016.

Para o governador Sérgio Cabral, o prêmio “reforça o bom momento que o Rio vive” de crescimento, geração de renda, recuperação da autoestima do seu povo, e de ter a paz como base para todas as conquistas. “Me emocionou, porque estamos fazendo do Rio um lugar melhor para se viver”, declarou Cabral.

O secretário especial de Turismo do município e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, salientou o “boom arquitetônico”, com a construção de museus e prédios futurísticos que farão parte do cenário carioca.

Há sete anos na cidade, o ator português Ricardo Pereira se considera um apaixonado pelo Rio. Recém-casado com a portuguesa Francisca Pinto, ele pensa ter filhos e criá-los no Rio. “Em breve aumentaremos a família e vou adorar criar meus filhos aqui”.

Casal decidiu conhecer o Rio após reportagem no exterior

A divulgação do Rio no exterior tem ajudado a atrair mais turistas. “Viemos de férias por termos lido na Wallpaper que aqui havia uma ótima atmosfera. É verdade”, elogiou a técnica em computação inglesa, Kelly Meegan, 47. Ela passeou no Morro Santa Marta ontem, acompanhada do professor Alan McLoughlin, 47 anos, da assistente social Mary Mulholland, 29, e do funcionário público Jason Railton, 39. Ela disse que ficou “encantada com a hospitalidade dos cariocas”.

“A publicação também elogiou as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)”, comentou a guia turística Linda Seabra, 57, que registrou o passeio do grupo em fotos. “Estamos orgulhosos porque o mundo está acompanhando nossos esforços em busca da paz”, comentou o relações públicas da Polícia Militar, coronel Lima Castro.

“Dá vontade de nunca mais ir embora”, declarou a designer russa Elena Ablikova, 27, que, com o amigo Aleksei Klimov, 27, foi visitar o Pão de Açúcar. Lá, fizeram amizade com a americana Sanhita Reddy.

Pedro de Lamare, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, diz que o setor está trabalhando para receber cada vez melhor os turistas, formando mão de obra especializada.

Brasil é namoro antigo

A admiração da revista pelo Brasil já é antiga. Em junho do ano passado, a Wallpaper dedicou uma edição inteira ao País, com o título ‘Born in Brazil’ (Nascida no Brasil). A publicação trouxe histórias de personagens de várias cidades, coleção de imagens, além de artigos sobre arquitetura e design.

O Rio ganhou destaque. No site da revista, há até um vídeo com imagens da vencedora de 2009 do concurso Garota da Laje, Adriana Leão, apelidada por eles de “a rainha das favelas”. Adriana dá show sambando de biquíni no alto do Vidigal, no Leblon.

O artista plástico carioca Cildo Meireles e o sambista Seu Jorge também foram citados. No site, é possível ouvir músicas do novo álbum do cantor e ver algumas obras de Cildo e sua “mensagem poderosa”.

“O Brasil é o País mais excitante do mundo e a Wallpaper estava lá, em massa, para capturar esse País extraordinário nesse momento extraordinário de transição”, elogiou o editor-chefe da revista, Tony Chambers, no editorial.

A empresa mandou equipes para bairros luxuosos do Rio e de São Paulo. “O Brasil está num momento importante — com a descoberta de reservas massivas de petróleo e a expectativa pela Copa do Mundo de 2014 e pelos Jogos Olímpicos de 2016 — e nós queríamos estar no centro da ação”, escreveram os responsáveis pela edição especial.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: