sábado, 15 de janeiro de 2011

Chove forte em Nova Friburgo

Rio - Volta a chover forte em Nova Friburgo. Assim como em Teresópolis, a chuva está prejudicando o resgate de possíveis vítimas nos escombros.

De acordo com o Climatempo o nível de chuva em Teresópolis neste sábado deve chegar a 20mm, em Petrópolis o nível deve ser o mesmo. O sol aparece, mas pode chove a qualquer hora. Em Friburgo a média deve ser maior, chegando a 27 mm. Devido ao ar úmido, ainda existe possibilidade de chuva forte.

O número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Rerrana do Rio já chegou a 558 neste sábado. De acordo com informações da Defesa Civil, 240 óbitos foram registrados em Teresópolis, 255 em Nova Friburgo, 41 em Petrópolis, 18 em Sumidouro e outros quatro no município de São José do Vale do Rio Preto.

Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia

Bombeiros carregam corpos em Nova Friburgo | Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia

Abastecimento de água é restabelecido em 65% de Nova Friburgo
A empresa Águas de Nova Friburgo informa que 65% do abastecimento de água da cidade já foi restabelecido.

A concessionária pede para que as pessoas, que tiveram suas cisternas sujas pela água da chuva ou do rio, limpem o reservatório para que possam receber a água potável fornecida pela empresa.

A concessionária está usando um helicóptero para dar continuidade aos reparos na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Grande de Cima – responsável por 35% do abastecimento restante –, que ainda está sem condições de acessibilidade terrestre e sem energia.

Cerca de 40 homens da empresa já estão no local e mais de cem homens – cedidos por outras concessionárias do Grupo Águas do Brasil – estão envolvidos no refazimento do acesso a esta estação, munidos de equipamentos pesados como pás-carregadeiras e retro-escavadeiras. 

FAB e CML juntos no resgate às vítimas

A Força Aérea Brasileira, por meio do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), destacou meios para o apoio de transporte aéreo e terrestre, de alimentos, de comunicações e telefonia via fixa e via rádio e um Hospital de Campanha para serem utilizados nas operações de socorro às vítimas das inundações e deslizamentos na Região Serrana.

A Força Aérea estabeleceu, ainda, um Subcentro de Operações de Busca e Salvamento em Petrópolis. O subcentro está instalado no 32º Batalhão de Infantaria Motorizada e realiza buscas na região, com três helicópteros Super Puma H-34.

Militares do Comando Militar do Leste chegaram à Teresópolis durante a madrugada deste sábado para ajudar a desobstruir as estradas da região e ajudar nas buscas por vítimas. O grupo, com 226 homens, levou duas ambulâncias e contará com a ajuda de seis helicópteros, que ficarão baseados na Granja Comary, ajudando as defesas civis de todos os municípios atingidos pelas chuvas.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: