quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Turistas e camelôs acampam na Praia de Copacabana para o réveillon

 

Funcionários de quiosques estão dormindo no local desde o dia 30.
Turistas aproveitam a praia mesmo sem sol.

Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Tássia Thum/G1

 

Foto: Tássia Thum/G1

Vendedores ambulantes querem faturar alto no réveillon em Copacabana (Foto: Tássia Thum/G1)

Muitos turistas e camelôs estão acampados na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde terça-feira para garantir um bom lugar na virada. Quem vai curtir os shows quer ficar bem perto do palco montado em frente a Rua Sabnta Clara, mas também ver a queima de fogos.
O vendedor Alex Esteves conseguiu montar sua barraca próximo ao palco. Para garantir o lugar, ele e mais quatro funcionários vão se revezar ao longo desta quarta-feira (31).
“São muitas barracas montadas na praia. Quem quiser garantir o melhor lugar, tem que chegar cedo, dormir mesmo na praia. Faço isso há seis anos e vale a pena porque o lucro que temos na noite de réveillon é grande” explicou o vendedor. 

Turistas

Ampliar Foto Foto: Tássia Thum/G1

 

Foto: Tássia Thum/G1

Turistas mineiros já estão na praia de Copacabana para o réveillon (Foto: Tássia Thum/G1)

Os turistas Willian Ribeiro e Vinicius Damasceno, do interior de Minas Gerais chegaram ao Rio na madrugada desta quarta-feira (31) e foram direto para a praia. A neblina não intimidou os estudantes que deram um mergulho no mar antes das seis da manhã. Essa é a primeira vez que eles vão assistir ao vivo a queima de fogos de Copacabana.
“Sempre assisti pela tv e imaginava que um dia acompanharia de perto. Então resolvi encarar a excursão de Barbacena, interior de Minas Gerais, para o Rio. Resolvi viajar em cima da hora e não encontrei hotel disponível, vou dormir no próprio ônibus” contou o estudante Willian Ribeiro, de 19 anos.

Ampliar Foto Foto: Tássia Thum/G1

 

Foto: Tássia Thum/G1

Família acampa para a virada do ano (Foto: Tássia Thum/G1)

Outros turistas também improvisaram um lugar na praia para driblar os altos preços cobrados pelos hotéis na temporada de réveillon. O instrutor de tênis, Igor Gomes, de 25 anos, está acampado com a mulher e o filho de 3 anos desde o dia 27 de dezembro. Eles vieram de Petrópolis, na Região Serrana.
Igor diz que acampar é uma maneira econômica de viajar durante as férias. Em quatro dias, o rapaz gastou cerca de R$ 80 com alimentos e bebidas. Na barraca dele tem panela, macarrão, pão, milho, iogurte, maionese, leite, água, suco e brinquedos para o menino.
“Já acampei na Praia de Copacabana nessa época do réveillon umas sete vezes. Mas essa é a primeira que eu venho com a minha esposa e o meu filho. Nossa ceia vai ser macarrão instantâneo que vou preparar no fogareiro” disse Igor.

Oferendas no mar

Ampliar Foto Foto: Tássia Thum/G1

 

Foto: Tássia Thum/G1

Oferendas são feitas no último dia do ano (Foto: Tássia Thum/G1)

Muitas pessoas aproveitaram também a manhã do último dia do ano de 2008 para jogar oferendas no mar. A cozinheira Andréa Brasil faz o ritual há 10 anos e disse que essa é a receita para garantir que o novo ano seja de paz, prosperidade e saúde.
“Todo dia 31 de dezembro venho especialmente na Praia de Copacabana para reverenciar e agradecer Iemanjá pelo ano que tive. Não passo o réveillon aqui, apenas venho de manhã para jogar a oferenda no mar” explicou a cozinheira.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: