quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Novo modelo de policiamento promete acabar com tráfico nas favelas do Rio

 

Projeto prevê ocupação policial, operações planejadas e ações sociais.
Novo sistema começou no Morro Dona, em Botafogo, na Zona Sul.

A Secretaria estadual de Segurança aposta em um novo modelo de policiamento para acabar com o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro. O projeto começou no Morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul da cidade. Primeiro as comunidades são ocupadas por tempo indeterminado, e pode haver ações policiais planejadas. Depois, quando a favela estiver livre do tráfico de drogas, o governo entra com ações sociais.

Visite o site do RJTV

A ocupação do Morro Dona Marta é feita por 50 policiais militares. A base funciona em um prédio dentro da comunidade, construído para ser uma creche, que nunca funcionou por causa da violência. Segundo a polícia, desde o início da operação, não houve registro de furtos e roubos.

Sem venda de drogas, diz Beltrame

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, afirma que não há mais venda de drogas no Morro Dona Marta. Segundo ele, os traficantes foram expulsos e estão escondidos em outras favelas do Rio.

 

“Os policiais são novos, que estão sendo treinados. Eu espero que até o dia 15 de dezembro a gente entregue o policiamento na comunidade e q a partir daí a comunidade terá o policiamento permanentemente”, disse Beltrame.
O governo do estado informou que já existem projetos de construção e recuperação de casas e de uma nova creche e que outras intervenções serão feitas, dependendo da necessidade da população do Morro Dona Marta.

Policiais já ocupam a Cidade de Deus

Desde 11 de novembro, policiais militares de seis batalhões estão ocupando a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Nos primeiros dias houve confrontos. Escolas e postos de saúde não funcionaram. Segundo a polícia, a ação não tem prazo para terminar.
A movimentação da polícia, que usa carros blindados e viaturas, parece não ter alterado a rotina dos moradores. Enquanto crianças seguiam para a escola e moradores para o trabalho, os policiais realizavam mais uma operação na manhã desta quarta-feira (3). Durante a ação, além de motos em situação irregular, foram apreendidos um fuzil, drogas e munição. Não houve confrontos.
Beltrame afirmou, ainda, que outras comunidades deverão receber o policiamento comunitário como o do Morro Dona Marta. No entanto, ele não adiantou os nomes, por questões de segurança. O secretário confirmou que a Polícia Militar vai abrir quatro mil vagas para soldados. Ainda não há data para o concurso público.

 

Niterói ganha cabines blindadas

 

 

A Secretaria estadual de Segurança inaugurou, nesta quarta-feira (3), três cabines blindadas da Polícia Militar em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O reforço do policiamento estava previsto desde outubro, quando houve uma série de assaltos na cidade. As novas cabines têm ar-condicionado e banheiro, além de equipamentos de rádio e telefone.
Moradores reclamam de roubos de carros e a pedestres. A Secretaria de Segurança confirmou que esses crimes aumentaram no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2007. As cabines ficam na Praça Araribóia, na Alameda São Boaventura e no Trevo de Piratininga.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: