segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Secretaria de Fazenda divulga tabelas e alíquotas para cálculo do IPVA

 

Extra Online; O Globo

RIO - A Secretaria Estadual de Fazenda publica no diário oficial desta quarta-feira, 24 de dezembro, as tabelas para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2009. Não houve alteração nas alíquotas, que permanecem as mesmas de 2008. O parcelamento em três vezes, sem desconto, também foi mantido, assim como o desconto de 10% para o pagamento em cota única, que dá ganho real a quem quita o imposto antecipadamente. (Confira o calendário de pagamento)

A tabela de valor venal (preço médio de mercado) dos veículos, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) e sobre a qual as alíquotas são aplicadas, aponta para uma desvalorização média 4,29% no valor dos veículos com até cinco anos. A pesquisa foi realizada, em todo o país, em outubro.

De acordo com a secretaria, a pesquisa da Fipe mostrou que os carros populares continuam sendo um bom investimento, já que estão entre os que menos desvalorizaram: aqueles com menos de cinco anos de idade perderam em média apenas 2,23% de valor de mercado de um ano para o outro, enquanto as motocicletas com até cinco anos de uso, por exemplo, tiveram seu valor venal médio reduzido em 8,19%.

Já os carros e as motos importadas foram os que mais desvalorizaram: os que têm até cinco anos, por exemplo, tiveram seu valor venal médio reduzido em 13,15% e 11,21%, respectivamente.

A redução dos preços dos carros de um ano para o outro apresenta variação significativa entre marcas e modelos. O Fiat Uno Mille Fire, a gasolina, ano 2007, por exemplo, desvalorizou 0,11% e o Gol 1000, a gasolina, 2007, 1,34%. O Parati 1.8, a gasolina, ano 2007, desvalorizou 12,24% e o Ford Mustang GT, a gasolina, ano 2007, de 25,13%. Houve, também, veículos que valorizaram, como o Fiat Marea Weekend HLX, a gasolina, 2007, cujo valor venal aumentou 13,79% e o Ford Focus 1.6 Flex FC, que valorizou 5,14%.

Uma moto BMW modelo K1200 GT, a gasolina, ano 2007, por exemplo, desvalorizou 22,77% de 2007 para 2008. A Honda CG 125 Cargo, a gasolina, 2007, entretanto, desvalorizou bem menos: 0,85%. Já a Honda XL 125 S, a gasolina, 2007, teve valorização de 2,44%. Essas variações refletem a diversidade da pesquisa, de ampla cobertura.

Prazos de pagamento

O início dos pagamentos, em cota única, com desconto, para placas com final zero, é 13 de janeiro. A última data de vencimento da terceira parcela, para os veículos com placa final 9, é 25 de maio. Para pagar o imposto, o contribuinte deve imprimir a guia de recolhimento, disponível no site da Secretaria de Fazenda -587584194), mediante a digitação do número do RENAVAM, ou nos terminais de consulta de qualquer agência do Banco Itaú, instituição autorizada a receber os pagamentos do imposto. Os contribuintes que preferirem fazer o pagamento parcelado deverão proceder da mesma maneira para imprimir a guia de recolhimento da primeira parcela.

Não havendo expediente bancário na data de vencimento do imposto, o prazo fica prorrogado para o primeiro dia útil. Os contribuintes que realizarem o pagamento fora do prazo estarão sujeitos a multas de: 5%, se efetuado em até 30 dias após o vencimento; 10%, entre 31 e 60 dias após o vencimento; 15%, de 61 a 90 dias; e 15 % acrescido de 1% por mês ou fração de mês que exceder ao período de 90 dias de atraso, se efetuado a partir do 91º dia após o vencimento, até o máximo de 30%.

Arrecadação 24% maior

A proporção de contribuintes que escolhem o pagamento único vem aumentando, tendo em 2008 correspondido a mais de 53,7% dos veículos registrados, contra 52,2% nos dois anos anteriores.

Os primeiros passos da Secretaria de Fazenda para apertar o cerco aos contribuintes que têm débitos de anos anteriores, iniciados em meados de 2008, já mostraram seus primeiros resultados. A arrecadação do IPVA no segundo semestre de 2008 deve ser 24% maior que a do mesmo período de 2007. A secretaria espera que parte desta melhora se mantenha nos próximos meses, que são os de maior arrecadação do IPVA, apesar da expectativa de exonerar embarcações, inclusive de passeio, do pagamento desse imposto, de acordo com mensagem enviada à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nas últimas semanas de dezembro de 2008.

- A Secretaria de Fazenda já vem desenvolvendo novas medidas de cobrança do IPVA para 2009, em cooperação com o novo presidente do Detran, Fernando Avelino - informou o secretário de Fazenda Joaquim Levy.

Localize seu veículo e saiba o valor do seu IPVA:

TABELA DE VALORES DO IPVA PARA VEÍCULOS A DIESEL OU GASOLINA

ANO DE FABRICAÇÃO: 2001 - 2008

Motos

Carros: de Alfa Romeo a Ford

Carros: de GM a Porsche

Carros: de Renault a VW, além de pick ups até Ford

Pick ups: de Ford a Suzuki

Pick ups: de Toyota a VW, além de caminhões até Scania

Caminhões: de Volvo a VW, além de microônibus

TABELA DE VALORES DO IPVA PARA VEÍCULOS A DIESEL OU GASOLINA

ANO DE FABRICAÇÃO: 1994 - 2000

Motos e carros até Audi

Carros: de BMW a Ford

Carros: de GM a Renault

Carros: de Seat a VW, além de pick ups até Fiat

Pick ups: de Ford a Peugeot

Pick ups: de Renault a VW, além de caminhões até Volvo

Caminhões até VW, além de ônibus e microônibus

TABELA DE VALORES DO IPVA PARA VEÍCULOS A ÁLCOOL

ANO DE FABRICAÇÃO: 2001 - 2008

Motos, carros, pick ups e ônibus

TABELA DE VALORES DO IPVA PARA VEÍCULOS A ÁLCOOL

ANO DE FABRICAÇÃO: 1994 - 2000

Motos, carros, pick ups e ônibus

TABELA DE VALORES DO IPVA PARA VEÍCULOS A DIESEL E DEMAIS COMBUSTÍVEIS

ANO DE FABRICAÇÃO: 2001 - 2008

Motos

Carros: de Alfa Romeo a Ford

Carros: de GM a Porsche

Carros: de Renault a VW

Pick ups: de Agrale a Renault

Pick ups: de Seat a VW, além de caminhões até Scania

Caminhões: de Volvo a VW, além de ônibus e microônibus

TABELA DE VALORES DO IPVA PARA VEÍCULOS A DIESEL E DEMAIS COMBUSTÍVEIS

ANO DE FABRICAÇÃO: 1994 - 2000

Motos e carros até Audi

Carros: de BMW a GM

Carros: de Honda a Volvo

Carros até VW, além de pick ups até Ford

Pick ups: de GM a VW

Caminhões

Caminhões

Ônibus e microônibus

Extra Online

Nenhum comentário: