quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mãe de Marcelo Silva reconhece corpo do filho no IML e se diz 'muito abalada'

 

Namorada diz à polícia em depoimento que ex-PM consumiu cocaína.
Enterro de Marcelo Silva está marcado para as 15h de sexta-feira.

Do G1, no Rio *

 

A mãe do ex-PM Marcelo Silva, 38 anos, Regina Silva, esteve no Instituto Médico-Legal (IML) na tarde desta quinta-feira (11) para reconhecer o corpo do filho. Regina Silva disse apenas estar "muito abalada" com a morte de Marcelo.

Marcelo foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (11) em um apart-hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo a polícia, indícios apontam que o ex-PM tenha morrido por overdose de cocaína.
De acordo com testemunhas que tiveram acesso a certidão de óbito da vítima, a causa morte impressa no laudo é: "aguardando exames complementares". O corpo deve ser levado para um laboratório, para que seja esclarecida a causa da morte e por fim deve ser velado em uma capela em Nilópolis, Baixada Fluminense, ainda na noite desta quinta-feira.

O enterro de Marcelo Silva está marcado para as 15h dessa sexta-feira (12), em Ricardo de Albuquerque, no subúrbio do Rio.

Marcelo era agredido verbalmente na rua, diz advogado

O advogado de Marcelo, René Rocha, afirmou que a vítima teve duas recaídas esse mês por conta de uma depressão. Segundo o advogado, ele mesmo presenciou, por diversas vezes, Marcelo ser agredido verbalmente pelas pessoas na rua.
O advogado afirmou ainda que Marcelo não estava arrependido com seu relacionamento com a namorada Fernanda Cunha, 24 anos, mas não estava satisfeito pela forma como aconteceu o rompimento com Susana Vieira.

Ampliar Foto Foto: Guilherme Pinto/Ag. O Globo Foto: Guilherme Pinto/Ag. O Globo

Fernanda Cunha sai da delegacia após prestar depoimento (Foto: Guilherme Pinto/Ag. O Globo)

Indícios de overdose, diz delegado

O delegado-adjunto da 16ª DP (Barra), Rafael Willis, informou na tarde desta quinta-feira (11) que vai aguardar o laudo final, que deve sair em 15 dias, mas que as evidências indicam que o ex-PM Marcelo Silva morreu de overdose. 

O delegado disse também que está considerando o depoimento da namorada Fernanda Cunha, 24 anos, coerente. Fernanda disse à polícia que os dois passaram a noite em um motel no Morro do Vidigal, onde Silva consumiu cocaína.

O carro em que Marcelo Silva morreu está com uma mancha na porta traseira. Segundo o delegado, ainda será feita uma perícia, mas a mancha pode ser de sangue, já que Marcelo teve um sangramento na boca.

Ampliar Foto Foto: Fábio Motta/Ag. Estado Foto: Fábio Motta/Ag. Estado

Carro está com uma marca que pode ser sangue (Foto: Fábio Motta / Ag. Estado)

Pai diz: Marcelo estava humilhado

Eliseu Soares, 61 anos, que se apresentou como pai de Marcelo, disse que ele estava muito humilhado.

“Marcelo era uma pessoa doente e se sentiu muito humilhado. O grande choque da vida dele foi quando ele viu o depoimento da (apresentadora) Ana Maria Braga. A vida dele só piorou, desde 2005 lutando contra drogas. E teve diversas recaídas. Eu quero agora sepultar o meu filho.”

Segundo Eliseu Soares, para fazer o enterro do ex-PM, ele depende da certidão de casamento de Marcelo Silva com a atriz Susana Vieira. Ele contou, em frente à 16ª DP (Barra), que ficou uma hora com a atriz, mas que foi informado que certidão está com o advogado dela. A apresentadora Ana Maria Braga criticou a separação do ex-PM Marcelo Silva e a atriz Susana Vieira. Veja a nota do site EGO sobre o assunto.

O advogado de Susana, Paulo Lins e Silva, diz que nunca foi procurado pela família de Marcelo Silva e acredita que não há este tipo de impedimento para fazer o enterro. A assessoria da apresentadora Ana Maria Braga informou que não vai se pronunciar sobre o caso.

Depoimento da namorada

Segundo o delegado, Fernanda disse que ela foi dormir e ele começou a consumir a droga e a ficar alterado no motel. Fernanda disse ainda que ela colocou Marcelo no carro para voltarem ao apart-hotel onde ela está morando.

De acordo com o relato da namorada, ele continuou consumindo droga no caminho, mesmo dirigindo. Quando ela entrou com o carro na garagem, o ex-PM desceu, aparentando estar transtornado. A informação foi confirmada por um vizinho e dois seguranças do prédio, que colocaram Marcelo no banco do carona do veículo e chamaram os bombeiros. Apreensiva, Fernanda chamou a mãe de Marcelo. Uma equipe que foi fazer o atendimento ainda tentou reanimá-lo, mas não conseguiu.

Segundo a namorada, Marcelo teria contado que policiais fardados lhe deram a cocaína no Centro do Rio. Mas ela disse que não viu a transação.

A perícia esteve no local. Segundo o delegado, não foram encontradas drogas no apartamento do casal. Outras testemunhas foram ouvidas.

Ampliar Foto Foto: Alícia Uchôa / G1 Foto: Alícia Uchôa / G1

A polícia isolou o apartamento em que vivia Marcelo (Foto: Alícia Uchôa / G1)

Vida de muitas polêmicas

Susana Vieira se separou de Marcelo depois de descobrir seu envolvimento com estudante. Apontada como pivô da separação , Fernanda chegou a registrar queixa contra ele na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Goiânia, por agressão física.

Pouco tempo depois, Marcelo e Fernanda assumiram o romance em público.

No final de dezembro de 2006, Marcelo Silva foi preso em flagrante após se envolver numa confusão num motel em Jacarepaguá, também Zona Oeste.

Na época ele foi acusado de agressão a uma mulher que o acompanhava, supostamente uma garota de programa, e de quebrar o quarto do motel. Marcelo se casou com Susana em outubro do mesmo ano.

* Colaboraram Aluizio Freire e Alícia Uchôa

 

G1 > Edição Rio de Janeiro

Um comentário:

Cristina Benevides disse...

Em 14 de dezembro de 2008.

O HORROR DA HUMANIDADE E PESSOAS MÁS EM PLENO NASCIMENTO DE CRISTO, QUE PROPAGOU O AMOR, SEMPRE

Leão Lobo, psiquiatras e todo brasileiro que tenha generosidade na alma

Dependência é doença, seja ela qual for

Gente encheu esta história do caso Marcelo Silva/Suzana Vieira. Sempre achei e acho-a ridícula. Ela sabia de tudo quando conheceu o rapaz, mas a intenção dela mesmo era "aparecer. Continuar sendo uma adolescente. Suzana é ridícula. No final das contas a grande vítima foi mesmo o Marcelo Silva que parecia um homem imaturo, doente e precisando desesperadamente de uma vida simples com uma mulher equilibrada. Ele não foi nenhum inocente, mas foi servido em bandejas de prata para as duas mulheres de dinheiro. Todas as duas apareceram na mídia antes, durante e depois da morte do Marcelo. Claro que a Suzana nunca amou de verdade o rapaz. O homem era uma vítima das drogas, da carência, da rejeição como tantas pessoas: artistas e outros que conhecemos e temos pena do que fazem de si e de suas vidas. Mas sinto que com Marcelo Silva foi diferente, o quarto poder - a imprensa quer endeusar a Suzana e pronto. Ela foi desalmada. Ao se aproximar do rapaz só pensou nela assim como a Fernanda Cunha que se o amasse mesmo jamais resolveria a vida com ele da forma que foi resolvido: ligando para a Suzana Vieira. Que desumanidade. Fizeram do homem gato e sapato e depois descartaram e ele um doente, se afundou. Uma pena. Afinal Marcelo Silva era ser humano, filho e irmão. Parecia-me um grande bobão e deslumbrado. Se não fosse tão doente teria se dado bem como o ex de Ana Maria Braga e outras. Ele onde estiver teve ter tido um arrependimento atroz de ter conhecido a Suzana Vieira um dia. Viver com ela deve ser terrível. A mulher é mandona, exigente, não respeita a opinião dos outros, só ela está certa. Ela é a boa, a gostosa... Deus quanta desumanidade. As pessoas se servem de outras sem dó e nem piedade, a bel prazer. Que mundo nós estamos. Quem perdeu com tudo foi o próprio Marcelo e a mãe dele. Coitada.
E agora Suzana aparece com a cara de pobre coitada. Que personagem das antigas novelas que ela protagonizou ela está interpretando? E a Fernanda Cunha fez de sua vida com a ajuda sem conhecimento do Marcelo seu big brother pessoal. Fiquei com pena do Marcelo. Parecia mais uma criança crescida que nunca tinha visto um sorvete de chocolate e quando viu e sentiu o paladar se lambuzou. Quem não iria querer uma vida dessa dada por Suzana. Que o próximo doador da juventude e de outras coisas seja mais inteligente e faça seu pé de meia.
Se ele fosse viciado, coitado, e tivesse tido a sutileza e sabedoria de Anne Nicole Smith podia deixar a mãe com os dias sem precisar se preocupar com habitação, dinheiro e outras coisas mais para se viver.
Gente má! Mesmo sabendo que o homem era um doente se serviram dele como se servem de um carro, de uma coisa qualquer. Ele era da história toda o doente, o necessitado de respeito, amor e estima.
Mas não, elas não queriam saber. Tinham sim que saciar as suas vaidades, as suas vontades imperiosas. Quem se importou com o vício dele? Suzana Vieira não deveria ter ajudado a tratar este homem para depois se casar com ele. Sair, expondo-o. Olhe o exemplo de Johnny Cash e June Carter. Ela só casou-se com ele depois que ele abandonou a droga. Isto é amor! Marcelo Silva morreu sozinho como morreu Elvis Presley e tantas outras vítimas deste inferno das drogas. Mas ainda assim se tornam notícias para venderem folhetins, revistas. Que horror. E tem gente que ainda fala de Hitler. Pelo menos, o miserável assumia de peito e público que não prestava. Não se escondia em caras tristinhas. Não era falso. Ah, isto Hitler não foi. Falso Todo mundo sabia que o que vinha dele só não podia prestar.
Escrevo indignada por que sou mãe e tenho um irmão de 48 anos ex-drogado e sei o quanto nós sofremos, toda a família e por ele ser bonito conseguia a droga fácil dada por coroas naquela época por que ele era bonito, jovem e a facilidade do dinheiro das coroas era o “chamariz” delas para ter meu irmão por perto, á disposição para o sexo diário, a aparição em público com um homem jovem e bonito. Ele sem dinheiro e viciado, doente completamente ia pelo caminho mais fácil e se desejava postituir. Ele sabia bem o que elas gostavam nele. Ele só não morreu e se perdeu com uma destas mulheres por que era cínico e o Marcelo Silva era um bobão, um doente, um menino crescido. Amigo de todo mundo. Por que essas pessoas todos gostam. Meu irmão tem um jeito especial de fazer amizades, de conquistar pessoas. É o carisma deles. Meninos grandes. Brinquedos de carne e osso. Coitados!
Mas todos nós, principalmente eles da mídia, do que tem o quarto poder à disposição tem telhado de vidro, também.
No dia que Ana Maria Braga comentou tão desumanamente contra o Marcelo Silva eu fiquei surpresa, enojada, e incapaz de pronunciar alguma coisa. Como permitem que uma apresentadora diga tantas besteiras em um canal de televisão tão importante.
Ela não teve censura de ninguém. Não pediu permissão ou conselhos de alguém para falar o que falou? Quem pensa que ela é? Já sei igual à Suzana Vieira: detém o poder nas mãos, o dinheiro e se acham acima do bem e do mal.
A mãe do Marcelo Silva deveria era abrir um processo contra a Empresa Globo de Produções, também.
E quanto a Sônia Abraão, desta vez só posso ir a sua defesa: quando aconteceu aquela história mal contada de Gretchen com um dos muitos maridos de um casamento que não aconteceu e foi aquela baixaria toda e a Gretchen armou um circo contra o rapaz, a Sônia tem o mesmo espaço dado a Gretchen ao rapaz que veio a falecer depois. Por que não a Marcelo Silva? Por que iria ofender os brios de uma emissora dada a mandar em todo mundo?
Quase a mesma tragédia aconteceu com Kadu Moliterno e a ex-esposa dele e, no entanto todos tiveram que entender e compreender. Sabem por quê? Por que Kadu é da Globo e não era do interesse da emissora “queimar” Kadu e a ex-esposa que estava disposta da abrir a boca. Mas a questão é a mesma: drogas, posses e poderosos.
Vamos é orar por Anne Nicole Smith. Jim Morrison, Maysa, Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Janis Joplin e outros Marcelos Silvas conhecidos e anônimos.
Até Astrid Fontenelle se pronunciando contra uma pessoa que ela não conhecia. Meu Deus, Astrid tão sensata! Tão inteligente, que me parece tão humana.

“Um caso sério e a ser tratado com muito tato. As drogas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. São amigos, são parentes, estamos rodeados de usuários de drogas. Não os chamemos de drogados. Este termo é algo pejorativo e até ofensivo. Chamemos todos de viciados em drogas.

Quais os motivos que levam um jovem a se viciar em drogas? Muitos? Sim. Existem muitas causas para que uma pessoa se envolva com drogas. Mas nada é justificável. As pessoas encontram nas drogas o refúgio para seus problemas e por isso acabam com suas vidas sem ao menos se darem conta de que os problemas são feitos para serem resolvidos e não esquecidos com saídas sem fim.

É muito triste ver amigos se perderem neste mundo. Ou perder o mundo para as drogas. E o pior é que droga não é coisa fácil de abolir. Nem se pode lutar contra este mal. Por quê? Simplesmente porque drogas movimentam dinheiro, muito grana mesmo. E infelizmente o ser humano se tornou escravo deste bem. As pessoas não se preocupam que vidas estão sendo perdidas, que muitos estão morrendo, por overdose ou homicídios. E o comércio de drogas cresce cada vez mais.

Alguns países da Europa permitem o uso de drogas como se fosse coisa natural. Os jovens se drogam a luz do dia, no meio da rua, para quem quiser ver. E acham isso correto. E é correto? No Brasil o uso de drogas é camuflado. Ninguém fuma assim tão descaradamente. Mas temos muitos se perdendo desta forma.

Os que fumam maconha acham que por ser uma erva é coisa natural. Não faz mal. É mais natural que o cigarro, a nicotina. Poxa, é erva né?

Será que ninguém se dá conta de que esta comparação é infeliz? Desde quando o cigarro foi titulado como algo bom? E se a tal Marijuana fosse boa porque não seria liberada? Será que ninguém acorda para este caos em que vivemos?

Se os viciados em drogas, ou cada prováveis usuário, tivessem consciência do mal que todo e qualquer tipo de droga podem causar talvez tivessem menos problemas. Um problema a menos. Porque drogas podem dar uma sensação de bem estar na hora que se está alucinado. E depois, quando se volta ao normal? Por acaso os problemas anteriores se foram? Não! Eles apenas adquiriram um novo problema.

Dizem que se não existisse quem venda, não existiriam os viciados. Mas, na verdade, precisamos que não haja quem compre, para que não haja o tráfico. A verdade é que os traficantes vivem na cola e induzem ao vício. Era bom se pudéssemos contar com a consciência de cada um dos jovens, para que soubesse dar valor à própria vida e pudessem negar.

Já pensou quantos problemas seriam resolvidos em nosso mundo? Quantas vidas seriam salvas? Quantas novas expectativas nasceriam?

Imagine o mundo sem drogas... Imagine o mundo sem o tráfico... Imagine seus amigos sempre sorrindo sem precisarem de estímulos... Imagine os problemas sendo resolvidos por força de vontade...

Seriam os usuários de drogas covardes por não saberem resolver seus problemas? Seriam os traficantes covardes por aproveitarem-se da fraqueza dos outros para conquistar pequenas coisas do mundo material?

É um caso muito batido...mas não há ninguém com vontade de mudar.

CRISTINA MARIA RIBEIRO BENEVIDES
cmr.benevides@gmail.com