sábado, 29 de dezembro de 2012

Jovem que morreu após estupro coletivo é homenageada na Índia

Índia - Milhares de pessoas se manifestam neste sábado de forma pacífica nas ruas das principais cidades da Índia para prestar homenagem à jovem estuprada por seis homens em um ônibus em Nova Délhi e que morreu na madrugada deste sábado em Cingapura, onde estava internada. As manifestações acontecem em cidades como Hyderabad, Bangalore, Mumbai, Patna e Calcutá, onde os participantes clamam por justiça e reivindicam maiores medidas de segurança para as mulheres, segundo a imprensa local.

Em Nova Délhi, o "manifestódromo" de Jantar Mantar foi o principal ponto de encontro dos indignados, depois que a polícia cortou os acessos ao cêntrico monumento da Porta da Índia, onde tinham acontecido até agora as maiores protestos. Os manifestantes começaram a chegar a Jantar Mantar no começo da manhã, e o número de pessoas presentes às 20h30 locais (13h de Brasília), sobretudo jovens que levavam velas e cartazes reivindicativos, era de várias centenas.

Foto: EFE

Foto: EFE

Em outra mostra de indignação na capital indiana, um grupo de jovens estudantes da universidade JNU realizou uma passeata pacífica do sul de Nova Délhi até a parada de ônibus na qual a jovem foi pega pelos estupradores. "Estamos tristes, mas também com raiva. Quando vai terminar esse tipo de atrocidade? Por acaso as mulheres não são humanas?", questionou Nidhi, uma universitária, à agência local "Ians".

As principais autoridades da Índia disseram, neste sábado, em vários comunicados que a morte da jovem "não será em vão" e citaram a vítima como "uma verdadeira heroína que simboliza o melhor da Índia".

O corpo da universitária, cujo estupro no último dia 16 durante 40 minutos por seis homens em um ônibus gerou uma onda de protestos na Índia, será levado hoje de Cingapura a Nova Délhi a bordo de um avião fretado pelo governo indiano. Os autores do estupro foram detidos, e a jovem, que tinha sido transferida na quarta-feira ao hospital de Cingapura onde acabou falecendo, segundo o último boletim médico, tinha "infecção nos pulmões e no abdômen, e uma grande ferida cerebral".

Um diplomata indiano que acompanhava a família da jovem em Cingapura revelou que os pais dela "desejam que a morte de sua filha sirva para brindar um melhor futuro para as mulheres tanto de Nova Délhi como de toda a Índia". O Escritório Nacional de Registro de Crimes revelou em 2011 que a cada 20 minutos uma mulher é estuprada na Índia, mas que em apenas um de cada quatro casos o estuprador é condenado, devido à "imensa corrupção" de policiais.

As informações são da EFE

odia.ig.com.br

Nenhum comentário: