terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Força-tarefa faz operação para prender policiais militares de nove batalhões envolvidos com o tráfico; em Caxias, PMs riem durante devassa

Extra

Uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos de segurança realiza, na manhã desta terça-feira, a “Operação Purificação” na Baixada Fluminense e em outros pontos do Estado do Rio. A ação tem por objetivo cumprir 65 mandados de prisão contra policiais militares de nove batalhões acusados de envolvimento com a principal facção de tráfico de drogas, 18 contra traficantes e 112 de busca e apreensão.

O PM sorri no ônibus Foto: Bruno Gonzalez / Extra

Todos os acusados foram denunciados por formação de quadrilha armada, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa, corrupção passiva e extorsão mediante seqüestro. Quarenta e um policiais e 14 traficantes já foram presos. Os PMs detidos foram levados para o Quartel General (QG) da PM, no Centro do Rio.

O ônibus deixa o batalhão de Caxias; o PM sentado, sorri

O ônibus deixa o batalhão de Caxias; o PM sentado, sorri Foto: Bruno Gonzalez / Extra

Um dos alvos dos agentes de segurança foi o 15º BPM (Duque de Caxias) - onde os PMs procurados eram lotados à época dos crimes. No local, alguns policiais foram flagrados rindo enquanto o batalhão era alvo de uma devassa.

Dois policiais, fardados, foram vistos sorrindo enquanto deixavam o 15º BPM num ônibus. Fazem parte da força-tarefa a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança; o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar e a Polícia Federal.

Um carro da PM deixa o batalhão de Caxias

Um carro da PM deixa o batalhão de Caxias Foto: Bruno Gonzalez / Extra

As investigações duraram um ano e mostraram que os policiais recebiam propina dos bandidos para não coibir atividades criminosas em 13 favelas de Caxias. Os PMs também seqüestravam traficantes e seus parentes, apreendiam veículos do tráfico exigindo dinheiro para devolução, negociavam armas e realizavam operações oficiais quando o pagamento da propina atrasava.

O principal alvo dos policiais era a favela Vai Quem Quer, mas eles agiam também nas comunidades Beira-Mar; Santuário; Santa Clara; Centenário; Parada Angélica; Jardim Gramacho; Jardim Primavera; Corte Oito; Vila Real; Vila Operário; Parque das Missões e Complexo da Mangueirinha.

O ônibus chega para pegar os PMs presos

O ônibus chega para pegar os PMs presos Foto: Bruno Gonzalez / Extra

extra.globo.com

Nenhum comentário: