segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Hugo Chávez já indica sucessor

Presidente da Venezuela diz que câncer voltou e, pela primeira vez, admite deixar poder

Venezuela -  O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na noite de sábado, pelaTV, que o câncer que combate desde 2011 reapareceu e que será submetido a nova cirurgia em Cuba. Em seguida, numa demonstração que o problema é sério, ele indicou o vice-presidente Nicolás Maduro para substituí-lo.

               Chegada de Hugo Chávez à Assembleia Nacional, em Caracas | Foto: EFE

                    Foto: EFE

Com um crucifixo na mão e emocionado, Chávez, pela primeira vez, admitiu não voltar ao poder. E pediu aos venezuelanos que votem em Maduro se for necessária a realização de nova eleição.

O presidente classificou seu vice como um completo revolucionário, de grande experiência e com grande dedicação e capacidade para trabalhar. “Em um cenário em que sejamos obrigados a fazer uma nova eleição presidencial, vocês devem escolher Nicolás Maduro”, disse.

A Constituição venezuelana estabelece que no caso da vacância do cargo de presidente, será convocada novo pleito. Pela legislação, o vice-presidente exercerá o mandato interinamente até a posse do eleito. Se o vice não puder assumir, será empossado o presidente do Parlamento.

CÉLULAS MALIGNAS

Chávez, de 58 anos, informou que exames feitos recentemente em Cuba identificaram células malignas na região pélvica, onde foi identificado um câncer em 2011. Ele terá que ser submetido a nova cirurgia, a terceira.

O presidente explicou que os médicos cubanos queriam fazer a operação imediatamente, mas ele não pode ficar em Cuba, pois precisava pedir licença ao Parlamento para novo afastamento. A informação foi interpretada como indicação de agravamento do estado de saúde de Chávez e que há possibilidade que ele não volte à presidência.

Um amigo leal e seguidor

Nicolás Maduro é um ex-motorista de ônibus e sindicalista de 50 anos. É vice-presidente, ministro das Relações Exteriores e uma das pessoas mais próximas a Hugo Chávez.

Conhecido e popular por mostrar sempre calma e simpatia, Maduro é amigo leal de Chávez desde quando ele esteve preso por tentar um golpe de Estado de 1992.

Como o presidente, o vice é um duro crítico da política externa e econômica dos Estados Unidos. Como chanceler, buscou a aproximação com os vizinhos latino-americanos e com os países emergentes para enfrentar a hegemonia dos desenvolvidos.

odia.ig.com.br

Nenhum comentário: