domingo, 23 de dezembro de 2012

Envolvido em escândalos e cobrado pela população, prefeito Zito não é mais visto em Caxias

Rafael Soares e Wilson Mendes

Procura-se o prefeito de Duque de Caxias. Na segunda cidade mais rica do estado do Rio, ninguém sabe onde está José Camilo Zito dos Santos (PP), que vem mantendo-se recolhido desde que a população começou a demonstrar nas ruas a insatisfação com a sua gestão.

E não é difícil descobrir os motivos: qualquer morador é capaz de citar a crise na coleta de lixo, a deficiência no sistema público de saúde e o mau desempenho da educação. Mas as buscas da Polícia Federal na casa de Zito por conta da "privatização" das unidades de saúde do município foi a gota d’água para muitos.

Zito não foi à prefeitura na última semanaZito não foi à prefeitura na última semana Foto: Roberto Moreyra / EXTRA

Por medo, vizinhos e funcionários da prefeitura não gostam de se identificar quando falam de Zito. Mas todos reclamaram da ausência do prefeito num momento em que mais precisavam dele — Zito governa a cidade pela terceira vez, mas não foi reeleito para novo mandato.

Uma equipe do EXTRA foi procurar o prefeito para saber qual a sua resposta para os mais de 600 mil eleitores do município sobre as denúncias em que está envolvido. A primeira parada foi na Rua Alferi, no bairro Doutor Laureano, casa de Zito. Na quinta-feira, a Polícia Federal cercou o imóvel em busca de documentos que possam ajudar uma investigação sobre o repasses de quase R$ 700 milhões para organizações que operam sete unidades de saúde do município.

Ontem, às 14h30m, Zito também não estava em casa. Um caseiro atendeu a porta e disse que ele nem tinha dormido por lá. Perguntado se o prefeito iria voltar para casa, o funcionário disse que não.

Vizinhos contam que Zito só foi visto na segunda-feira.

— Ele chegou, entrou em casa, ficou 15 minutos e foi embora — disse um morador.

— Essa casa é só fachada, ele só ficou aqui na época da eleição. Depois que perdeu, nunca mais apareceu — afirmou outro morador.

Ainda resta ao prefeito cumprir uma semana de mandato. Por isso, ele também foi procurado na prefeitura, a 11km da sua casa.

A reportagem chegou ao local às 16h20m. O porteiro informou que o expediente havia terminado. O funcionário afirmou ainda que o prefeito não apareceu durante a semana e "possivelmente, não virá na próxima".

extra.globo.com

Nenhum comentário: