segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Famílias enterram crianças de massacre em escola dos EUA

Newtown enterra nesta segunda dois dos 20 menores mortos na sexta; além de crianças, atirador também matou sete adultos antes de se suicidar

Rio -  A pequena cidade do Estado de Connecticut abalada por um ato que o presidente americano, Barack Obama, caracterizou de "mal imensurável", realiza nesta segunda-feira os dois primeiros dos 20 enterros dos alunos mortos em suas salas de aula na semana passada.

Enquanto isso, escolas de todo o país reabrem suas portas para crianças confusas, assustadas e cheias de perguntas sobre por que o massacre em Newtown, Connecticut, aconteceu - e se elas estão a salvo do mesmo perigo.

Casal e criança saem tristes do funeral de Jack Pinto. Jovem, de 6 anos, é uma das vítimas do massacre no colégio em Newtown, em Connecticut, nos EUA | Foto: EFE

Casal e criança saem tristes do funeral de Jack Pinto. Jovem, de 6 anos, é uma das vítimas do massacre no colégio em Newtown, em Connecticut, nos EUA | Foto: EFE

Obama, dirigindo-se a uma vigília em Newtown na noite de domingo, falou enfaticamente sobre as falhas do país em proteger suas crianças e exigiu mudanças em resposta aos fuzilamentos em massa dos últimos meses, em referência ao debate sobre o controle de armas.

"Não podemos tolerar mais isso. Essas tragédias precisam acabar. E, para acabar com elas, temos de mudar", disse, acrescentando que reuniria policiais, professores, profissionais de saúde mental e outros para estudar a melhor forma de deter a violência.

Mas antes que essas mudanças aconteçam, as famílias das vítimas sofrerão. Noah Pozner e Jack Pinto foram sepultados na tarde desta segunda-feira.

Noah, que fez 6 anos no mês passado, foi a vítima mais jovem. Relatórios o descrevem como "curioso" e particularmente maduro para a sua idade. O rabino da família disse que incentivou a mãe de Noah a se concentrar em seus outros quatro filhos em meio à dor.

Pessoas colocam flores perto do Instituto Newtown, em Connecticut, em memória das 27 pessoas, incluindo 20 crianças | Foto: EFE

Pessoas colocam flores perto do Instituto Newtown, em Connecticut, em memória das 27 pessoas, incluindo 20 crianças | Foto: EFE

Jack, também 6 anos, praticava luta livre e adorava esportes. O jogador Victor Cruz, do time de futebol americano New York Giants, participou de um jogo no domingo com o nome do menino escrito em suas chuteiras e luvas.

Todas as crianças mortas tinham entre 6 e 7 anos . A diretora da Escola Elementar de Sandy Hook, a psicóloga da escola e quatro professoras também foram mortas a tiros. Lanza, que antes de cometer o massacre matou sua mãe na cama, disparou na própria cabeça ao ver que a polícia se aproximava, disseram autoridades.

As vítimas foram lembradas na noite de domingo em uma cerimônia de pouco mais de uma hora, em que Obama ofereceu palavras de esperança e promessas de ação para impedir quaisquer novas tragédias.

"Assumir a responsabilidade por cada criança. Essa é a nossa primeira tarefa, cuidar de nossas crianças. É o nosso primeiro trabalho. Se não fizermos isso direito, não faremos nada direito", disse Obama.

Escolas reabrem

Enquanto os dois meninos são sepultados e as outras famílias preparam outros enterros, as escolas de todo o país abriram as portas como de costume. Algumas colocaram seguranças extras, outras começaram o dia com um momento de silêncio.

Mas, em Newtown, as escolas não reabriram nesta segunda-feira. O distrito já disse que os professores precisam de tempo para se preparar para o retorno dos alunos.

Em vez disso, grupos de esportes para jovens da cidade criaram um dia de atividades para manter as crianças ocupadas, com atletismo, jogos de tabuleiro, artes e artesanato. A superintendente de escolas Janet Robinson descreveu isso como um esforço "para ajudar a dar algum pequeno nível de conforto e apoio para as crianças em nossa comunidade".

A comunidade também terá de tomar uma decisão sobre o que fazer com o prédio assolado por tiros da Sandy Hook Elementary, cujos alunos assistirão às aulas, por enquanto, em uma escola vazia da cidade mais próxima.

Enquanto isso, um quadro mais detalhado do agressor de 20 anos de idade, Adam Lanza , surgiu no domingo. Depois de matar sua mãe, Nancy Lanza, em casa, Adam seguiu para a escola. Os investigadores não apresentaram nenhuma motivação, e a polícia não encontrou cartas ou diários que poderiam explicar o crime.

Eles acreditam que Lanza frequentou a Escola Elementar de Sandy Hook há muitos anos, mas não puderam dizer por que ele foi ao local na sexta-feira. Segundo as autoridades, o atirador não tinha nenhum registro criminal e não está claro se ele tinha um emprego.

De acordo com um porta-voz da Universidade Estadual de Connecticut do Oeste, Lanza assistiu a aulas no local quando tinha apenas 16 anos. Paul Steinmetz disse que ele desistiu das aulas de alemão e ciência da computação, mas conseguiu notas altas em computação, história americana e macroeconomia.

Segundo a polícia, Adam estava armado com centenas de balas em compartimentos de alta capacidade de cerca de 30 tiros cada para o rifle AR Bushmaster 15 e duas pistolas que carregou para dentro da escola, além de ter uma quarta arma, uma espingarda, em seu carro do lado de fora.

Os investigadores estão examinando as provas forenses e vasculhando o local do crime em um processo que deve se estender por semanas.

As informações são do iG

 

odia.ig.com.br

Nenhum comentário: