sábado, 5 de junho de 2010

UPP do Borel terá seis subsedes

POLÍCIA PACIFICADORA

Fernando Torres

O pequeno Danilo brinca sob os olhares do comandante da UPP do Borel / Foto de Cleber Júnior

A sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do maciço do Borel, que inclui sete favelas da Tijuca e será inaugurada na próxima segunda-feira, ficará no campo da Chácara do Céu, que funcionou como base do Batalhão de Operações Especiais (Bope) desde a ocupação das comunidades, há 38 dias. Está prevista para este sábado a chegada dos três contêineres que vão abrigar os policiais durante 60 dias, até a construção do prédio definitivo.

Além desse “quartel”, a UPP terá seis subsedes. Segundo o comandante da nova unidade, capitão Bruno Amaral, o efetivo de 382 PMs será supervisionado por seis oficiais, que ficarão baseados em contêineres colocados em outros dois pontos do Borel — Praça da Bíblia e Laje das Kombis — e nos morros da Cruz, Formiga, Casa Branca e Catrambi.

De acordo com Amaral, que trabalhava no 7º BPM (Alcântara), a inauguração da UPP menos de dois meses depois da ocupação só foi viabilizada devido ao “ótimo trabalho do Bope”.

— Nessas semanas, o Bope trouxe a população para o nosso lado, promovendo cultos religiosos, campeonato de futebol e reunião com representantes da comunidade — listou Bruno.

UPP independente no Morro da Formiga

Cada contêiner será dividido em três partes fundamentais: administração, copa e banheiro. O capitão revelou que o Morro da Formiga, onde ficará uma dessas seis subsedes do Borel, deve receber uma UPP só dele, com comando e efetivo independentes.

— Inicialmente, será um braço da UPP do Borel, mas a intenção é criar outra, tornando a presença policial mais forte — explicou.

O comandante esteve nesta sexta-feira na Chácara do Céu e brincou com crianças no campo de futebol da localidade, a sua nova vizinhança.

Caso de Polícia: Extra Online

Nenhum comentário: