segunda-feira, 14 de junho de 2010

Confira os horários especiais no Rio para dias de jogos do Brasil

Bancos, shoppings, supermercados e correios terão serviço interrompido.

Transportes também montam esquema especial na Região Metropolitana.

G1 RJ

Lojas do Saara oferecem tudo para a Copa do MundoLojas do Saara vão funcionar durante a Copa 
(Foto: José Carlos P. de Carvalho/VC no G1)

Nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo, bancos, shoppings, supermercados, repartições públicas, correios e escolas vão funcionar em horários diferenciados no Rio de Janeiro. Já os transportes terão esquemas especiais.

Veja também os horários especiais em São Paulo

Confira o que terá programação alterada nos durante as partidas dos dias 15, 20 e 25 de junho.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o expediente das agências bancárias será encerrado mais cedo na terça-feira (15), quando o Brasil estreia na Copa enfrentando a Coreia do Norte a partir das 15h30. Os bancos funcionarão das 8h às 14h em todo o estado do Rio.

O último jogo da primeira fase, entre Brasil e Portugal, no dia 25 de junho, será às 11h. Nesta data, as agências bancárias irão funcionar em dois turnos. Pela manhã, os bancos estarão abertos das 8h às 10h30. Após a partida, os estabelecimentos serão reabertos e vão funcionar das 14h às 16h.

Comércio
As lojas do comércio popular da Saara (Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), no Centro do Rio, vão funcionar normalmente nos horários dos jogos da seleção brasileira. Televisores de 61 polegadas e telões serão instalados nas Ruas Regente Feijó e Buenos Aires.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio (CDL), não há uma orientação para o horário de funcionamento das lojas de rua. Os proprietários vão decidir individualmente como será o expediente nestes dias.

A Associação das Empresas Lojistas em Shopping Centers (Aloserj) informou que as lojas dos shoppings fecharão uma hora antes do jogo e reabrirão uma hora depois do fim das partidas do Brasil.

Supermercados
Os supermercados também vão fechar as portas uma hora antes do jogo e reabrirão uma hora depois. A informação é da Associação de Supermercados do Rio de Janeirp (Asserj).
Correios

As agências dos Correios funcionarão em horários diferenciados nos dias de jogo do Brasil. Quando a partida tiver início às 15h30, como a do dia 15, as agências ficarão abertas das 8h30 as 15h. Já quando o jogo for às 11h, o que acontecerá no dia 25, os Correios vão fechar as portas no intervalo das 10h30 às 13h.

Repartições públicas
A Prefeitura do Rio informou que, nos dias em que o jogo do Brasil for às 15h30, os servidores públicos municipais trabalharão normalmente até as 12h; a partir daí, será ponto facultativo. Quando a partida for às 11h, a norma é que seja ponto facultativo durante todo o dia.

De acordo com o governo do estado do Rio, o expediente dos servidores públicos estaduais no dia 15 de junho, no primeiro jogo da seleção brasileira, será das 8h as 12h. A partir daí, será ponto facultativo. Para os outros dias de jogo do Brasil, as normas serão definidas ao longo da Copa.

Para os servidores públicos federais, o Ministério do Planejamento publicou portaria que estabelece horários diferenciados durante a Copa do Mundo. Quando os jogos da seleção brasileira forem às 15h30, os servidores terão o expediente encerrado às 14h. Nos dias em que os jogos se realizarem às 11h, o expediente será interrompido às 10h30 e recomeçará às 14h30.

De acordo com a portaria, as mesmas regras continuarão a valer caso o Brasil avance para as quatro fases seguintes da Copa. As horas não trabalhadas terão de ser compensadas posteriormente.

Para as três esferas públicas as regras não se aplicam aos serviços essenciais de natureza contínua, que deverão ser prestados normalmente, sem interrupção, como por exemplo, Saúde e Segurança.

Escolas
A Secretaria municipal de Educação informou que no dia 15, na estreia do Brasil na Copa às 15h30, alunos e professores das escolas municipais serão liberados às 12h.

A Secretaria estadual de Educação ainda não definiu como será o funcionamento das escolas públicas estaduais nos dias de jogo da seleção brasileira, assim como o Sindicato das escolas particulares de ensino.

Postos do INSS e da Previdência Social
Os postos de atendimento ao público do INSS e da Previdência Social terão o atendimento interrompido das 10h30 as 14h30 nos dias que os jogos do Brasil forem às 11h. Quando a partida da seleção brasileira for às 15h30, as agências da previdência funcionarão apenas até às 14h.

No entanto, a central de atendimento telefônica, no número 135, atenderá normalmente nos dias de jogo do Brasil, sem interrupção.

Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça do Rio informou que não haverá expediente para os funcionários do órgão nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Trem
A SuperVia irá antecipar a programação de horário de pico, com intervalos reduzidos, para antes do início do jogo entre Brasil e Coreia do Norte, na terça-feira (15), às 15h30. Os horários serão modificados das 13h as 16h.

No Ramal de Deodoro, os intervalos serão de 10 minutos. Já no Ramal Santa Cruz, os intervalos serão de 10 minutos no trecho entre Deodoro e Campo Grande e de 15 minutos no trecho entre Campo Grande e Santa Cruz.

No Ramal Japeri, os intervalos serão de 10 minutos no trecho entre Central do Brasil e Nova Iguaçu e de 30 minutos no trecho entre Nova Iguaçu e Japeri. O Ramal Belford Roxo terá intervalos de 15 minutos. E no Ramal Saracuruna, os intervalos serão de 10 minutos no trecho entre Central do Brasil e Gramacho e de 30 minutos no trecho entre Gramacho e Saracuruna.

Barcas
Na terça-feira (15), estreia do Brasil na Copa, as barcas funcionarão com horários especiais. De acordo com a Barcas S/A, a concessionária vai trabalhar com viagens extras em cada trajeto e com intervalos de 10 minutos nos períodos de maior movimento entre a Praça XV e Niterói.

Metrô
A concessionária Metrô Rio informou que funcionará no mesmo esquema dos momentos de pico, com o máximo de composições em circulação para atender a demanda. Duas horas antes dos jogos, haverá reforço de agentes de segurança e de funcionários nas bilheterias. As linhas de integração Metrô na Superfície e Expressa também vão operar com toda a frota.

Energia elétrica
De acordo com a Light, concessionária que administra a rede elétrica da cidade do Rio, 70 profissionais reforçarão o atendimento durante a Copa. A companhia informou que trabalhará em regime de atenção máxima. O Centro de Operações e as principais subestações na área de atuação da empresa de energia vão ter operadores de plantão.

A concessionária garantiu que haverá equipes posicionadas nas proximidades de locais de grande concentração de público.

Os canais de atendimento disponíveis durante os jogos são o Disque-Ligth Emergência (800 021 0196), o Disque-Light Comercial (0800 282 0120)) e o Disque-Light para Deficientes Auditivos (0800 285 2453).

A Ampla, concessionária que administra a rede de energia elétrica da Região Metropolitana do Rio, informou que reforçará o efetivo de equipes de emergência, de manutenção e de atendentes da Central de Relacionamento durante a Copa do Mundo.

A ampla contará com 80 equipes extras de emergência e manutenção, totalizando 160 equipes de plantão. A Central de Relacionamento (0800 28 00 120) também receberá reforço de pessal durante o trabalho de 24 horas por dia.

G1 - notícias da África do Sul 2010

Nenhum comentário: