terça-feira, 22 de junho de 2010

Ex-presidente da Viradouro é preso em Niterói

Marco Lira, que deixou a escola em maio, é acusado de explorar máquinas de caça-níqueis

Rio - O ex-presidente da Viradouro Marco Lira foi preso na tarde desta terça-feira, por policiais da 76ª DP (Centro de Niterói). O policial civil é acusado de explorar máquinas de caça-níqueis na Região Metropolitana do Rio. Segundo o delegado titular da 76ª DP, Luiz Antônio Businaro, Marco Lira havia sido chamado para prestar depoimento seis vezes, desde outubro do ano passado, mas nunca compareceu.

O ex-mandatário da Viradouro havia sido chamado para depor, depois que 17 máquinas de videopoker foram apreendidas dentro de um bar, na Rua Visconde de Itaboraí, no Centro de Niterói. Ainda de acordo com o delegado da 76ª DP, Marco Lira é dono do bar. O mandado de prisão foi expedido pelo 1º Juizado Especial Criminal de Niterói.

O policial civil Marco Lira, ex-presidente da escola de samba Viradouro, foi preso nesta terça-feira, em sua residência no bairro Lagoinhas, Niterói | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Depoimento
Ao depor, nesta terça-feira, Marco Lira confirmou que as 17 máquinas apreendidas eram suas, mas disse que as explorava amparado em um mandado de segurança que ele havia conseguido para manter os caça-níqueis em seu bar.

"Ainda será avaliado se esse mandado de segurança apresentado por Marco Lira é oficial e válido. Lira será levado para o Presídio Petrolino de Oliveira, o Bangu 8. Hoje, ele disse que não compareceu aos depoimentos marcados por que estava envolvido nos assuntos da Viradouro e porque estava com problemas de saúde", disse o delegado Luiz Antônio Businaro.

Ano de doença e renúncia

A prisão é mais um capítulo no tumultuado ano de Marco Lira. Em fevereiro, ele liderava a Viradouro quando a escola foi rebaixada para o Grupo de Acesso A. Em março, ele chegou a ficar mais de um mês internado por problemas no fígado. No último mês de maio, desgastado e sem prestígio, renunciou ao cargo de presidente da agremiação de Niterói. Nas reuniões da Liesa, Marco Lira não era visto há meses. Após sua renúncia, a escola elegeu no último dia 13 Gusttavo Clarão como novo presidente.

Atentado em 2008

Policial civil e ex-presidente do diretório municipal do PTB, Marco Lira chegou a se lançar pré-candidato à Prefeitura de Niterói em 2008. O dirigente havia assumido o comando da Vermelho-e-Branco após o falecimento do bicheiro José Carlos Monassa. No dia 11 de janeiro em 2008, ele foi baleado com dois tiros em Niterói durante uma tentativa de  assalto quando deixava a quadra, no Barreto. Ao reagir, foi alvejado na barriga e na perna esquerda.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: