sexta-feira, 1 de junho de 2012

Veja os veículos que vão pagar IPVA mais alto no Rio a partir de 2013 por maior emissão de poluentes

Donos de carros que poluem mais terão IPVA mais até 20% mais caro

Fabiana Paiva

Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo

Ter um veículo mais potente vai significar um IPVA até 20% maior a partir de 2013. Modelos acima de 1.8, movidos a diesel ou a gasolina e com baixo rendimento deverão ter acréscimo no tributo no ano que vem, quando entrará em vigor o IPVA Verde. O projeto dará desconto para automóveis que poluem menos e elevará o tributo daqueles mais prejudiciais ao meio ambiente. Os percentuais vão variar de 10% a 20% — tanto para queda quanto para aumento do imposto —, dependendo da classificação dos carros.

A Nota Verde do Ibama será o critério usado pelo governo do estado para conceder o abatimento ou o acréscimo no IPVA. O órgão classifica, desde 2009, todos os veículos do país.

Os percentuais exatos de acréscimo ou redução serão determinados até setembro. Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, um grupo de estudo está calculando quantos veículos existem em cada grupo:

— Estamos contando para ver qual será o desconto e qual será o acréscimo. No fim, a conta tem que fechar. A arrecadação não pode cair.

Extra Online

Nenhum comentário: