domingo, 17 de junho de 2012

Mais de 60% dos jovens brasileiros dizem estar insatisfeitos com o corpo

Rio

O espelho de casa nem sempre é amigo, especialmente na adolescência. As mudanças físicas no período são responsáveis por um grande problema: a insatisfação dos jovens com o corpo.

De acordo com dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), 63% dos jovens entre 13 e 15 anos faz algo para ganhar, perder ou manter o peso.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Isabella gostaria de ser mais magra e ter seu corpo modelado, como o de Jennifer Lopez. Em busca disso, ela recorre à malhação na academia | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Segundo especialistas, o descontentamento com a própria imagem pode levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares e até mesmo depressão. Para o psicólogo Eduardo Coutinho, os pais precisam ficar atentos a possíveis mudanças sutis no comportamento dos filhos. “Isolamento social, choro mais fácil e irritação constante são sinais do começo de um quadro depressivo”, explica.

CULTO À BELEZA

A psicóloga Kátia Sato explica que a adoração às celebridades é um fator determinante para causar os problemas nos adolescentes. “Hoje, comportamentos, principalmente associados à alimentação e à imagem do corpo, têm sido divulgados como ideais”.

Ela diz que o culto à beleza perfeita exacerba fatores que acarretam os transtornos alimentares. Kátia cita a anorexia ou a obesidade.

As primeiras manifestações dos sintomas costumam aparecer na adolescência. “Neste período, o jovem é obrigado a definir sua identidade”, afirma a psicóloga.

Ela lembra que o jovem precisa decidir sozinho sobre seu caráter social, sexual e profissional. “Esses elementos complicam a cabeça do indivíduo, que tem que tomar decisões importantes e ainda lidar com as mudanças que estão acontecendo”, explica.

Isabella Rodrigues, de 14 anos, não esconde o desapontamento com o corpo. “Minha mãe já disse que é coisa da minha cabeça, mas eu queria ser mais magra e ter mais definição corporal. Uma mulher cujo corpo eu acho lindo e gostaria de ser igual é a Jennifer Lopez”, conta.

Isabella gosta de praticar qualquer modalidade esportiva, mas, para alcançar os objetivos desejados, opta pela musculação. “Sou muito agitada e sempre fiz muita atividade. Mas, para chegar ao corpo que gostaria, só na academia. Lá, eu consigo trabalhar a definição muscular”, diz.

Insatisfação pode se transformar em depressão

Para cuidar do problema, o primeiro passo é acompanhamento psicológico. “Caso o paciente precise de mudança no corpo, encaminhamos para o especialista necessário. O mais importante é melhorar a autoestima do indivíduo”, explica o psicólogo Eduardo Coutinho.

CHORO FÁCIL

Qualquer acontecimento que não ocorra dentro do planejado causa enorme frustração no jovem.

IRRITABILIDADE

O adolescente perde a paciência facilmente por qualquer motivo. Começa a ser grosso e mal-educado.

SILÊNCIO

Passa a maior parte do dia sem se comunicar com os pais. Quando conversa, fala somente o necessário.

IMITAÇÃO

Tenta copiar o comportamento de algum personagem famoso. Começa a imitar a maneira de agir de alguma personalidade.

ISOLAMENTO

O jovem não gosta de sair de casa e passa a maior parte do dia trancado no quarto. Sempre que pode, evita eventos familiares ou encontros com os amigos.

O Dia Online

Nenhum comentário: