quarta-feira, 6 de junho de 2012

Terra, céu e mar já sob vigilância para a Rio+20

Tropas do Exército e fragatas vão reforçar a segurança até o fim do evento, no dia 22. Riocentro virou um território internacional com o hasteamento de bandeira da ONU

POR Maria Inez Magalhaes

Rio - A uma semana de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a cidade entrou no clima do maior evento mundial que já recebeu. O Riocentro se transformou nesta terça-feira em território internacional, com o hasteamento das bandeiras da ONU, do Brasil e da Rio+20, e tropas do Exército e fragatas passaram a fazer parte da paisagem carioca. Elas vão reforçar a segurança até o fim do evento, dia 22. O espaço aéreo também está sob vigilância.

Jovem joga bola na Praia do Leblon e observa embarcação da Marinha que começou a vigiar a costa | Foto: Marcio Mercante / Agência O Dia

Jovem joga bola na Praia do Leblon e observa embarcação da Marinha que começou a vigiar a costa | Foto: Marcio Mercante / Agência O Dia

Espalhadas pela cidade, 550 câmeras estarão ligadas ao Centro de Coordenação de Operações de Segurança no Comando Militar do Leste (CML), no Centro. As imagens também serão geradas para o Riocentro, onde a segurança será feita por agentes da ONU.

Nem os snipers (atiradores de elite) terão autonomia para atirar sem autorização do comando central. “Poderei ver da minha sala a mesma imagem que o atirador estará vendo em sua luneta. Então, vou autorizar ou não o tiro”, disse o coordenador de segurança da conferência, general Adriano Pereira Júnior.

O prefeito Eduardo Paes garantiu que o Rio está preparado para receber o evento, apesar da previsão de transtornos no trânsito: “É claro que vai haver, sobretudo nos deslocamentos dos chefes de Estado. É um evento complexo, mas estamos prontos.” Cerca de 16 mil homens farão a segurança do evento. Nove mil são das Forças Armadas. A Marinha vai usar seis helicópteros.

Carioca fatura com aluguel

Há moradores do Rio contando os dias para a chegada dos 50 mil inscritos na Rio+20. São pessoas que vão lucrar com a conferência.

O construtor Jean Charles Machado, 36, vai para Porto Alegre (RS), sua terra natal, para dar lugar a quatro ucranianos que alugaram seu apartamento durante o evento. O imóvel é vizinho do Riocentro, palco principal da Rio+20. “É só atravessar a rua. Isso facilitou muito para alugar.”

O imóvel está alugado por 18 dias a R$ 300 a diária. “Tive muita procura e fiz várias entrevistas”, comemora

O Dia Online

Nenhum comentário: