domingo, 10 de junho de 2012

Pesquisa revela que mulher não associa mais sexo a amor

Convencer o parceiro a lavar louça é uma das 237 razões que as motivam a transar

POR Cristine Gerk

Rio - Por que as mulheres fazem sexo? Para a surpresa de muitos, essa pergunta pode ter 237 respostas — e nenhuma delas é amor. A descoberta foi relatada pelos psicólogos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, Cindy Meston e David Buss, no livro ‘Why women have sex?’ (Por que as mulheres fazem sexo?, sem edição no Brasil). Segundo sexólogas, o mesmo vale para as brasileiras.

Os pesquisadores colocaram a questão para mais de mil americanas. Entre os motivos mais citados estão melhorar a autoestima, deixar o parceiro seguro, matar o tédio. Mas também tem quem faça sexo por motivos banais, como para induzir o marido a levar o lixo pra fora. No Brasil, a realidade não é diferente.

A publicitária Aline Simões, 27, confessa que na sua fase de vida, valoriza o tesão puro e simples, sem ligação com amor: “Ando curiosa por me descobrir mais como mulher. Fui casada 2 anos e aprendi que nem sempre quem a gente ama é capaz de nos dar sexo de qualidade”.

A dificuldade de ter prazer a dois é recorrente. A sexóloga Raquel Câmara revela que, em seu consultório, muitas mulheres admitem não gostar da relação com os parceiros, mas não sabem como dizer o que gostariam para eles.

“Elas acabam transando porque querem fazer acreditar que a relação vai bem, assim sentem-se seguras para que eles não procurem outras. As da Zona Sul são ainda mais reservadas para conversar com o parceiro sobre sexo que as da Zona Norte”

Joana Vieralves revela que busca o prazer antes de tudo | Foto: André Mourão / Agência O Dia

Joana Vieralves revela que busca o prazer antes de tudo | Foto: André Mourão / Agência O Dia

A sexóloga Regina Racco também acredita que entre as brasileiras, o amor não está na lista de motivações para o sexo, mas dá outra razão: “A maioria se preocupa com seu prazer e sabe que ele a deixará mais atraente e feliz”.

Isso é o que busca a consultora Joana Vieralves, 29. Ela foi noiva por 8 anos e admite que no período só fazia sexo para agradar. Agora, mudou: “Busco satisfação, novidade, me agradar acima de tudo”.

Para manter o clima quente, o psiquiatra Marcelo Allevato ensina: “É importante sempre reinventar o sexo, qualquer estímulo repetido com o tempo perde o impacto”.

Os motivos

-Autoestima

Elas querem se sentir desejadas e atraentes

-Relacionamento

Para 84% das mulheres entrevistadas, sexo é o modo mais simples para fazer o parceiro acreditar que a vida conjugal vai bem (mesmo que não vá)

-Prazer

Elas querem se satisfazer, se conhecer melhor, aplacar o desejo que sentiram por
alguém atraente

-Lazer

É uma boa forma de matar o tédio ou passar o tempo

-Parceiro

É importante deixar o parceiro seguro de que é bom e desperta desejo. Às vezes elas se sentem obrigadas a agradar

-Meta

Muitas querem atingir um objetivo paralelo, como ter filho, conseguir promoção no trabalho, presentes ou até convencer o marido a fazer as tarefas domésticas.

-Gratidão

Jeito de agradecer por ter recebido presentes luxuosos ou por ser amada

-Experiência

Curtir a vida, colecionando experiências, histórias para contar

-Compaixão

Muitas admitiram transar com pessoas por pena

-Espiritualidade

Algumas querem ter uma experiência espiritual. Uma delas disse que fazia amor para “sentir-se mais próxima de Deus”

-Vingança
Algumas buscam uma relação só para se vingar de uma traição

-Perfomance
A prática leva à perfeição. A ideia é aprender para se transformar em expert

O Dia Online

Nenhum comentário: