quarta-feira, 6 de junho de 2012

Primeiro BRT do Rio terá viagem inaugural na manhã desta quarta-feira

Entre os passageiros, estarão Lula, Sérgio Cabral e Eduardo Paes.
Inicialmente nove estações vão funcionar entre Guaratiba e Barra.

Do G1 RJ

Uma viagem inaugural, na manhã desta quarta-feira (6), dá a partida no funcionamento do primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro, na Zona Oeste. Entre os passageiros, além de convidados e a imprensa, estarão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Somente depois dessa viagem é que o BRT será aberto ao público. Inicialmente, apenas nove estações vão estar funcionando, entre Guaratiba e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. São elas: Pingo d’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada.

Nesta primeira etapa, os ônibus vão circular das 10h às 15h. Os passageiros poderão usar o BRT e um ônibus convencional pagando o preço de uma passagem, R$ 2,75, desde que façam a integração em até duas horas. Quem usar o BRT e um ônibus intermunicipal pagará R$ 4,95, utilizando o Bilhete Único, como mostrou o RJTV.

Posteriormente, também haverá integração de passagens com as novas linhas alimentadoras que serão criadas e também com os trens. Segundo o prefeito Eduardo Paes, esta primeira fase é de implementação do projeto, um período para que a população se adapte ao transporte e para que possíveis falhas sejam corrigidas.

“O processo será implementado aos poucos, é uma coisa nova, um momento de testes com os passageiros. É uma mudança completa na vida das pessoas”, explicou o prefeito, destacando que a implementação da primeira etapa da Transoeste será totalmente concluída em dois meses.

Na fase experimental, a frota será de 11 ônibus articulados, que funcionarão de segunda a domingo. Até o final de agosto, o BRT estará funcionando 24 horas por dia com uma frota total de 91 veículos, de acordo com a Prefeitura.

Ligeirões

Os Ligeirões, como foram apelidados os ônibus articulados que vão trafegar nas vias exclusivas, farão a viagem sem congestionamentos, o que encurtará a viagem pela metade do tempo, levando cerca de uma hora para percorrer o trecho Santa Cruz Alvorada.

Em agosto, quando estiver totalmente implementando, a Transoeste no trecho Barra-Santa Cruz, que tem 40 km de extensão, atenderá 120 mil passageiros por dia.

Segundo o prefeito, o trecho Santa Cruz-Campo Grande, que foi incorporado ao projeto original somente no ano passado, deve ficar pronto em agosto de 2013. Com a conclusão de toda a obra, cerca de 220 mil pessoas serão beneficiadas por dia pelo corredor expresso terá 56 quilômetros de extensão e 64 estações.

Cuidado ao atravessar

Ainda de acordo com Paes, nesta primeira fase é fundamental que a população tenha cuidado e atravesse somente na faixa de pedestres, pois o BRT é um corredor expresso e funciona de forma semelhante ao metrô.

“Há registros na implantação do BRT pelo mundo de um alto índice de acidentes. Por isso a nossa preocupação em inaugurar logo. A população precisa se acostumar com o transporte”, ressalta.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: