domingo, 3 de junho de 2012

Após 34 anos de funcionamento, Paes fecha o Aterro de Gramacho


'O Rio não vai mais admitir as violências contra o meio ambiente', disse Paes.
Cerimônia contou com a presença da ministra do Meio Ambiente.

Janaína CarvalhoDo G1 RJ

Foi em clima de festa que o prefeito Eduardo Paes colocou o cadeado na entrada do aterro sanitário de Gramacho neste domingo (3), o maior da América Latina. No local, funcionará a Usina de Biogás, que vai contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, através do uso do biogás como substituto do gás natural. Além de fins energéticos, a usina também ajudará a reduzir o metano na atmosfera.

Paes fecha o Aterro de Gramacho (Foto: Janaína Carvalho/G1)Paes fecha o Aterro de Gramacho (Foto: Janaína Carvalho/G1)

Um grupo de catadores também festejou o fechamento do lixão e a expectativa de vida para cerca de 1.700 pessoas que viviam do lixo.

"Hoje estou aqui para enterrar a roupa que usei para trabalhar aqui no lixão durante tantos anos. Tenho certeza que dias melhores virão. Foram muitos anos de sofrimento e exploração aqui", disse Roberta Alves, de 35 anos, 15 deles em Gramacho.

O prefeito Eduardo Paes disse que o ato simbólico de jogar o último caminhão de lixo em Gramacho e fechar o cadeado é para iniciar a Semana do Ambiente. "A partir de agora o Rio não vai mais admitir as violências contra o meio ambiente como foi esse crime ambiental por mais de 30 anos aqui em Gramacho", afirmou Paes.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também esteve no local.

Nada vai apequenar a participação do Rio como sede da Rio+20. O governo do Rio vai fechar todos os aterros do entorno da Baía de Guanabara. Isso é um grande avanço para a área ambiental e para o país. Vamos usar esse modelo para encerrar todos os lixões do país", disse a ministra, ressaltando que para resolver a questão do lixo é preciso aliar o consumo consciente à destinação adequada do lixo e à reciclagem.

Indenização

Na sexta-feira (1°), os catadores do aterro sanitário de Gramacho começaram a receber o cartão da Caixa Econômica Federal para sacar a indenização de R$ 14 mil. A verba de R$ 23 milhões foi dividida entre os 1.603 incluídos na lista entregue pela Associação de Catadores de Gramacho.

O fechamento gradativo do aterro sanitário de Gramacho começou em abril de 2011 e estava programado para terminar em junho deste ano. A prefeitura, no entanto, chegou a antecipar o fechamento para abril, mas depois adiou para maio o fim das atividades no aterro.

Com o fim do aterro de Gramacho, as 8,5 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeirovão para a Central de Tratamento de Resíduos de Seropédica. O restante que vinha de outros municípios vai para a central de Nova Iguaçu e uma a ser inaugurada em Paracambi, todas também na Baixada Fluminense.

Paes lacra Gramacho (Foto: Janaína Carvalho/G1)Ato simbólico de jogar o último caminhão de lixo em Gramacho é para iniciar a Semana do Ambiente, disse o prefeito  (Foto: Janaína Carvalho/G1)

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: