domingo, 17 de junho de 2012

Luzes vão transformar os Arcos da Lapa em tela de cinema

Por Guilherme Scarpa

Rio

Amanhã à noite, quem passar pela Lapa vai ter a impressão de que está no meio de uma grande sala escura a céu aberto. Às 19h, as luzes em torno dos Arcos vão se apagar e uma superprojeção transformará o monumento em uma faraônica tela de cinema de 15 metros de largura por oito de altura.

Lá, será exibido um video mapping, que mostra todo o tipo de energia fabricada no Brasil, seguindo os moldes de ‘O Abraço do Cristo’, feito no Corcovado em 2010, também produzido pela Cinevideo.

“Mas ‘Energia na Lapa’ traz muito mais complexidades. Vamos tapar o fundo de 11 Arcos. A projeção é em 3D, mas não requer óculos porque é mapeada, remodelada com a profundidade e as sombras. Isso causa uma ilusão de ótica. Estou com um frio na barriga”, revela Luciana Pires, diretora da Cinevideo.

“Tem que dar tudo certo. Não pode passar um filete pelas laterais. Já fizemos dois testes de madrugada. Temos três torres com projetores e o som é estéreo. O público não vai saber de onde vem”, explica.

Simulação dos Arcos iluminados | Foto: Divulgação

Simulação dos Arcos iluminados | Foto: Divulgação

O video produzido para ser projetado nos Arcos da Lapa vai brincar com seu próprio design icônico, transformado nos mais variados cenários. “A gente, na verdade, mostra uma viagem ao futuro.

Vamos rever na tela toda a tecnologia que o Brasil tem à sua disposição, tudo que alavancou a indústria brasileira. Energia é uma coisa lúdica, envolve esporte e as artes. Também falamos de preservação ambiental”, explica Luciana sobre a sessão, patrocinada pela Eletrobras.

Em uma das projeções, os Arcos vão dançar. “Tem que ter essa malandragem da Lapa. Vai ser diferente daquele que fizemos com ‘O Abraço do Cristo’. Nesse, são oito minutos de fortes emoções. Temos vários climas, a música vai do techno ao samba e à bossa nova.

Temos o fundo do mar, veremos os Arcos jorrando. Tem também uma bailarina de quatro metros”, enumera Luciana, empolgada. Além de ser exibida às 19h, a projeção vai se repetir às 21h e às 22h. No fim, a bandeira do Brasil vai se desenrolar pelos Arcos. “É emocionante! Esperamos muita gente”, convida ela.

CENTRO COLORIDO

Não são apenas os Arcos da Lapa que vão se modificar nesta segunda-feira. Outros monumentos históricos do Rio também vão ganhar uma guaribada por conta do festival de iluminação urbana ‘Luz na Cidade’, que vai lançar novas cores no Centro Histórico, em lugares como a Catedral de São Sebastião, Largo da Carioca, Câmara Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes, entre outros, durante a programação da Rio +20.

O Dia Online

Nenhum comentário: