Extra
O reforço da Marinha para ocupação da Rocinha e do Vidigal, que está prevista para o início da madrugada deste domingo, supera o empenhado na operação no Complexo do Alemão, há um ano.
Ao todo, 18 blindados e 194 fuzileiros navais darão apoio a ação, sendo 19 oficiais, somando a maior participação da Marinha em operações da secretaria estadual de segurança, segundo o comandante Yerson de Oliveira, capitão de Mar e Guerra do comando de fuzileiros navais da esquadra.
Os blindados serão usados para dar apoio no transporte das forças de ocupação, e os fuzileiros têm a orientação de agir apenas em própria defesa. A orientação dos veículos será auxiliada por imagens em alta definição das entradas da favela, filmadas durante sobrevoos de helicóptero que os militares fizeram.
- Estamos indo para o pior. O nosso planejamento foi em cima disso.
O objetivo é fazer com que as equipes policias possam desembarcar dentro da comunidade.
Nossos militares foram orientados a gir com cautela e a reagir apenas em caso de ataque dos bandidos - explicou o comandante.
O oficial também recomendou à população das duas comunidades que deixe as ruas livres de carros e outros tipos de obstáculos.
- Os blindados são cegos, surdos e mudos. Eles podem amassar veículos ou mesmo atingir uma pessoa.
Dezoito blindados vão participar da operaçãoFoto: Angelo Antônio Duarte / Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário