sábado, 12 de novembro de 2011

Polícia encontra motos para fuga de Nem e seu bando

Bope apreende oito veículos superpotentes roubados que estavam escondidos em condomínio de luxo na Gávea, ao lado da Rocinha. Trilha na mata serviria como acesso até o asfalto

POR GUILHERME SANTOS

Rio - A tropa de elite da Polícia Militar do Rio comprovou na tarde desta sexta-feira que a audácia de traficantes da Rocinha ultrapassou os limites geográficos da favela e chegou a condomínio de luxo na Gávea, na Zona Sul do Rio. A fim de checar denúncia anônima, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estiveram no Gávea Parque, à Rua Arantes Filho, onde encontraram e apreenderam oito motos, que seriam usadas por traficantes na tentativa de fugir ao cerco imposto pelas forças de segurança nos últimos dias no entorno da favela.

Dois suspeitos, entre eles um adolescente de 16 anos, foram encontrados sentados em motos e acabaram levados para averiguação na 14ª DP (Leblon). Eles podem responder por receptação. Segundo moradores de algumas das 42 casas do condomínio, os veículos teriam sido levados ao Gávea Parque na madrugada de quarta-feira, com forte aparato de segurança feito pelo bando.

“Por volta das 4h, bandidos subiram com muitas motos, e um deles carregava dois fuzis cruzados nas costas”, afirmou M., 52.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

PMs do Bope recolhem as oito motos achadas num condomínio de luxo, com 42 casas, na Gávea, Zona Sul | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Segundo o subtenente Murilo Pontes, trilha numa mata servia como acesso ao asfalto e 'rota de fuga' para bandidos. Ainda de acordo com o oficial, uma Yamaha Fazer 600 azul, placa KZD-2452, era usada por Nem em passeios pela comunidade que comandou durante seis anos.

Outra moto de alta velocidade, uma Kawasaki 750 Z, sem placa, seria para Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, apontado como ex-chefe do tráfico no Morro do São Carlos, no Estácio, e preso poucas horas antes de Nem. A moto estava com pelo menos quatro adesivos do famoso coelhinho da revista Playboy.

As motos apreendidas foram: duas Yamaha Fazer 600 cc e uma Fazer 250 cc, três Honda Twister 250 cc, uma Kawasaki 750 Z e uma Honda XR 300.

Operação na Vila Vintém para capturar fugitivos

A polícia realizou nesta sexta-feira operação na Vila Vintém, em Padre Miguel, para fechar o cerco contra traficantes da Rocinha em fuga para aquela comunidade, dominada pela mesma facção criminosa de Nem. Oito suspeitos foram presos, dois menores, apreendidos, e outros dois, mortos. Desses, seis eram da Rocinha, incluindo as vítimas, que morreram no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo.

Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Parazinho (sem camisa, ao lado de PM) e Sérgio Silva (baleado na cabeça) | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Entre os detidos está Jurandir Silva Santos, 38, o Parazinho, considerado o gerente-geral do tráfico do Valão, localidade com as bocas mais rentáveis da Rocinha. Segundo a PM, ele é o terceiro homem na hierarquia da quadrilha da favela, encarregado de comprar as armas do bando. Foram apreendidos três fuzis, duas pistolas, crack, cocaína e maconha hidropônica.

“Quem vier para a Vila Vintém procurando a sorte, vai encontrar o azar”, avisou a delegada da 34 DP (Bangu), Marcia Julião.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: