sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Corregedoria vai a presídio para ouvir Nem sobre delegados da Civil

Traficante será ouvido sobre suposta rendição que estaria sendo negociada entre advogados e policiais de Maricá

POR ROBERTA TRINDADE

Rio - O sub-corregedor da Polícia Civil, delegado Paulo Henrique da Silva Ribeiro, está na Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino - antigo Bangu 1 - no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Ele foi à unidade para ouvir o traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, 35 anos, chefão do tráfico da Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Preso no final da noite da última quarta-feira, ele teria tentado se entregar à Polícia Civil antes da abordagem de uma equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

O delegado Roberto Gomes Nunes, titular da 82ª DP (Maricá), esteve no local da prisão de Nem acompanhado por dois inspetores também lotados na delegacia da Região dos Lagos. Ele passou a manhã desta sexta-feira prestando esclarecimentos na Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol), juntamente com um inspetor identificado apenas como Mussi. Um terceiro policial, conhecido como Figueiredo, continua sendo aguardado.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Delegado Roberto Gomes foi ouvido nesta sexta-feira | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

O sub-chefe operacional da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, esteve na sede da Coinpol, no início da tarde, e disse que concederia entrevista coletiva para falar sobre o assunto ainda nesta sexta-feira.

Depoimento de delegado não foi revelado

A delegada Tatiana Loch, diretora da Divisão de Assuntos Internos do órgão, disse que o advogado de Nem negociava a rendição do criminoso com o delegado. No entanto, o conteúdo do depoimento do delegado Roberto Nunes ainda não foi divulgado.

"A notícia que me foi passada na noite quando eu fui acionada pelo corregedor de Polícia para proceder ao Clube Naval é que esses policiais estariam tratando junto aos advogados do Nem a rendição dele. Então são esses servidores que deverão explicar como surgiu essa ligação entre eles que justificasse eles estarem intermediando essa rendição do traficante. São esses esclarecimentos que estão sendo colhidos agora formalmente para verificar se houve ou não alguma irregularidade", afirmou a delegada, explicando como chegou à Lagoa, local da prisão do traficante.

"Fui acionada à meia noite daquele dia e recebi a missão de proceder ao Clube Naval pois estaria acontecendo alguma tratativa nesse sentido junto aos advogados do Nem para a sua rendição e uma das condições que teria sido imposta pelo advogado para que o seu cliente se entregasse seria a presença de uma autoridade policial da Corregedoria de Polícia", disse.

Bandido mais procurado do Rio é preso

Nem foi preso durante operação do Batalhão de Choque, em frente ao Clube Piraquê, na Lagoa, na Zona Sul do Rio, no início da madrugada desta quinta-feira. O cerco aconteceu quando policiais, nas proximidades de um dos acessos a Rocinha, na Estrada da Gávea, desconfiaram de um veículo. Após abordagem, os ocupantes do carro afirmaram que eram de um consulado e, diante da insistência dos policiais em revistar o veículo, ofereceram dinheiro aos agentes. Após recusa por parte dos policiais militares, a busca no carro foi feita e Nem foi encontrado dentro do porta-malas de um Corolla preto.

Foto: Gabriela Moreira / Agência O Dia

Nem foi fotografado na chegada à sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, na madrugada desta quinta-feira | Foto: Gabriela Moreira / Agência O Dia

Poucas horas antes, um "bonde" com traficantes, escoltado por três policiais civil, um policial militar reformado e um ex-PM, foi detido próximo ao Jóquei da Gávea, também Zona Sul da cidade. A ação foi conduzida por homens Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

Os traficantes presos na ação são: Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, apontado como chefe do tráfico no Morro do São Carlos, no Estácio; Sandro Luis de Paula Amorim, o Peixe, um dos líderes do tráfico na mesma comunidade; Paulo Roberto Lima da Luz, o Paulinho; Varquir Garcia dos Santos, o Carré, e Sandro Oliveira.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: