terça-feira, 21 de outubro de 2008

Suspeito de matar empresário Arthur Sendas diz que tiro foi acidental

 

 

Empresário foi morto na madrugada de segunda em seu apartamento.
Motorista que trabalhava há dez anos na família é o principal suspeito.

Do G1 no Rio, com informações da TV Globo

O principal suspeito de matar o empresário Arthur Sendas disse em depoimento na noite desta segunda-feira (20) que a morte de Sendas foi um acidente. O motorista Roberto Costa Junior, de 28 anos, se entregou no fim desta tarde na chefia da Polícia Civil, no Centro do Rio. Roberto teve a prisão temporária de 30 dias decretada ainda na tarde desta segunda.

Assista a uma entrevista do suspeito para "O Globo"

“Eu estava com minha arma registrada na cintura, eu estava de short, a arma escorregou e caiu no chão. Quando eu fui pegar a arma ele a segurou junto comigo e fiquei tentando tirar a arma e no que eu puxei, a arma disparou. Fiquei apavorado, desesperado, e saí do prédio. Decidi me apresentar por livre e espontânea vontade porque eu não sou bandido. Não tenho que ficar fugindo nem correndo. Se foi um acidente eu não tenho porque fugir”, contou em entrevista coletiva na chefia de Polícia Civil.

Ampliar Foto Foto: Livia Bastos/G1 Foto: Livia Bastos/G1

Roberto Junior teve sua prisão temporária decretada (Foto: Livia Bastos/G1)

Segundo a polícia, Roberto contou ainda que estava acostumado a se encontrar com o empresário Arthur Sendas, mas que dessa vez, Sendas não o teria recebido bem.

“Quero pedir desculpas a família Sendas, porque realmente o que aconteceu foi uma fatalidade. Eu estava passando por problemas e como de hábito eu tinha uma liberdade com seu Arthur boa e sempre que eu tinha problemas levava diretamente a ele. No decorrer da conversa, ele me recebeu de uma forma não muito comum como ele costumava me receber e nós entramos numa discussão.”

Roberto, que era motorista de um neto do empresário, passou a ser suspeito após ser flagrado pelas câmeras de segurança entrando e saindo do prédio onde Sendas morava, no Leblon, Zona Sul do Rio.

Na madrugada desta segunda, o empresário foi atingido com um tiro na cabeça quando atendia o funcionário na porta de serviço do seu apartamento. Ele foi levado em estado grave para o Hospital Samaritano com um ferimento na cabeça, mas, segundo a assessoria de imprensa do hospital, morreu antes de ir para cirurgia.

Dez anos trabalhando para a família

“Ele era motorista do neto do Arthur havia dez anos e filho de um outro motorista, por isso, tinha acesso ao local. Ao que tudo indica, ele estava com dificuldades financeiras. A conversa durou entre cinco e dez minutos, mas não se sabe se ele exigiu dinheiro ou pediu”, explicou a delegada Bianca Araújo, da 14ª DP (Leblon).


Ainda de acordo com a polícia, o motivo que ele deu para ir ao prédio na noite de domingo é que o pai dele tinha sofrido um acidente. Mas a informação foi desmentida pelo próprio pai, que disse ainda que não tinha percebido nenhuma mudança no comportamento do filho.

Uma outra hipótese levantada pela polícia é de que o motorista temia perder o emprego já que o neto de Arthur Sendas, para quem ele trabalhava, deve ir morar nos Estados Unidos.

Investigação

Segundo o chefe de investigação do caso, Demétrio Neto, o suspeito mora em Realengo, na Zona Oeste do Rio, com esposa e filho. Ainda de acordo com Neto, a esposa contou à polícia que a família tinha problemas financeiros, mas como qualquer outra família.
O chefe de investigação contou ainda que a polícia e o Ministério Público já estão convictos da autoria do crime. Onze pessoas já foram ouvidas, entre funcionários e família. Apenas a filha e a mulher do empresário não prestaram depoimento.

Velório

O velório do empresário Arthur Sendas começou por volta das 16h desta segunda, na igreja São Judas Tadeu, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio. O governador Sérgio Cabral, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o prefeito Cesar Maia, entre outras autoridades, já haviam passado pela cerimônia até as 18h.
Para aguardar a volta de um dos filhos do empresário, que está no exterior, a missa de corpo presente mudou de 8h para 11h na terça-feira (21), no mesmo local. O horário do enterro também foi alterado para as 14h de terça-feira (21) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Temperamento conciliador

De acordo com o relações públicas da empresa, Paulo de Castro, Arthur Sendas não tinha inimigos. "Ele era uma pessoa que não se desentendia com ninguém, muito conciliador. Jogava sueca todo domingo com amigos e funcionários. Não tinha diferença entre patrão e empregado", conta Paulo.
"Estive com ele ontem (domingo) até umas 18h e ele estava numa alegria só, jogando com os amigos e esperando para ver o jogo do Vasco", completou o amigo da vítima Álvaro da Camélia.

Homenagens

A Prefeitura do Rio informou por e-mail que vai homenagear o empresário Arthur Sendas com dando o seu nome a um complexo viário na Pavuna. Segundo a nota, o Diário Oficial do Município vai publicar no dia 21 um decreto que denomina como Rótula Arthur Sendas o complexo que integra a Avenida João Goulart (Linha Vermelha) às rodovias Washington Luís e Presidente Dutra e ao Distrito Industrial da Pavuna.

O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado.
"Arthur Sendas era um amigo da vida inteira. Era amigo do meu pai e eu sou amigo dos filhos dele. Fiquei muito chocado com a sua morte."

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: