domingo, 5 de outubro de 2008

Cerca de 100 pessoas são detidas por boca-de-urna em Duque de Caxias

Segundo TRE, a maior parte pedia votos para candidato Washington Reis.
Outras cinco foram detidas suspeitas de comprar votos.

Dório Victor
Do G1. no Rio

Mais de cem pessoas foram detidas na manhã deste domingo (5) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, suspeitas de fazer boca de urna na região. Segundo informações da assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), a maior parte pedia votos para o candidato Washington Reis (PMDB).

eleições 2008 em
Rio de Janeiro , Rio de Janeiro
De acordo com o Tribunal, os suspeitos também pediam votos para candidatos a vereador. Os detidos foram encaminhados para a 59ª DP (Duque de Caxias).

Também no mesmo município, cinco pessoas foram detidas suspeitas de compra de voto. Junto com elas, a polícia encontrou uma lista com nome de eleitores e supostos valores cobrados por eles. Os detidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal da região.

De acordo com o TRE, uma pessoa foi presa por boca-de-urna na Rocinha, na Zona Sul do Rio.

Apreensões em São João de Meriti

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, três fiscais de partido foram detidos nesta manhã por ligar uma urna eletrônica antes do horário. Uma outra pessoa, suspeita de compra de votos na região, também foi detida.

Até o momento, 164 urnas eletrônicas foram substituídas em todo o estado. Dessas, 97 na cidade do Rio.

O presidente do TRE, desembargador Motta Moraes, sobrevoou várias zonas eleitorais do Rio nesta manhã e informou que considera o processo eleitoral positivo até o momento.

Um comentário:

Anônimo disse...

A criminalização do "bico"

A Câmara de Deputados criminalizou na terça-feira o "bico" dos policiais em todo o Brasi. Foi aprovado o Projeto de Lei 370-A, de autoria do deputado federal Luiz Couto, com a relatoria do deputado Antonio Carlos Biscaia, ex-secretário nacional de Segurança do governo Lula.
A nova lei tipifica o crime de "prática ilegal de segurança", entre outros. A íntegra do texto seguiu para ser votada no Senado.
Segundo o Movimento Viva Brasil, o artigo que mais ameaça o trabalho extra dos policiais é este abaixo:

Art. 5º O Capítulo IV do Título X do Decreto-Lei nº
2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 307-A: “Oferta ilegal de serviço de segurança Art. 307-A. Oferecer ou prometer serviço de segurança sem autorização legal: Pena - detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos.”

Segue abaixo o link para a íntegra do projeto:
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/597304.pdf