terça-feira, 28 de outubro de 2008

Após fuga de suspeito de integrar milícia, diretor de presídio é exonerado

 

Ricardo Batman seria um dos principais matadores de quadrilha, diz polícia.
Secretário admitiu que houve facilitação na fuga de Batman.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A Secretaria de Administração Penitenciária afirmou na noite desta terça-feira (28) que o diretor de Bangu 8, na Zona Oeste do Rio, Luiz Henrique Burgos, foi exonerado. A decisão sai após a fuga do ex-policial militar Ricardo Carvalho dos Santos, conhecido como Ricardo Batman, que fugiu do presídio na madrugada desta terça-feira (28). Segundo a polícia, ele é um dos principais matadores da milícia que atua em Campo Grande, também na Zona Oeste.

Visite o site do RJ TV


No fim da tarde, a Secretaria de Administração Penitenciária convocou a imprensa para dar explicações sobre o caso. O secretário de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro, admitiu que houve facilitação na fuga de Batman, e que quando foi alertado sobre a possibilidade da fuga pelo serviço reservado da PM tentou reforçar a segurança no presídio, mas não conseguiu.
Fontes da polícia e da própria Secretaria informaram que o acusado fugiu pela porta da frente da penitenciária de segurança máxima Ainda de acordo com as fontes, pelo menos três homens teria ido até o presídio com um carro que seria clonado da Polícia Civil e levaram Batman. Pela lei, apenas a Secretaria de Administração Penitenciária poderia fazer a movimentação de presos.

Preso por homicídio

Ricardo Batman estava na cadeia desde agosto de 2007. Ele foi preso em flagrante depois de matar duas pessoas e tentar assassinar um policial militar no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
Batman faria parte do mesmo grupo do deputado estadual sem partido Natalino Guimarães, do vereador licenciado Jerominho Guimarães (PMDB), e dos filhos de Jerominho, a vereadora eleita Carminha Jerominho (PT do B) e Luciano Guinâncio Guimarães.
Apenas Carminha não está presa. Ela foi libertada há duas semanas, depois de passar um mês no presídio de Catanduvas, no Paraná. Todos negam as acusações.
Segundo as investigações, a milícia conhecida como Liga da Justiça domina várias comunidades em Campo Grande e explora serviços como a venda de gás e o transporte alternativo e a transmissão ilegal de TV por assinatura.
A quadrilha seria responsável por dezenas de assassinatos na região.

Morte de diretor de Bangu 3

A fuga em Bangu 8 acontece menos de duas semanas após a morte do diretor de Bangu 3. Sessenta tiros foram disparados contra o carro do tenente-coronel José Roberto do Amaral Lourenço, segundo a perícia oficial.

Mesmo com o assassinato, o governo do estado divulgou nota dois dias depois afirmando que o secretário de Administração Penitenciária do Rio, Cesar Rubens Monteiro, permanecia no cargo.

Nenhum comentário: